domingo, 12 de maio de 2013

SEGREDO DE MUDANÇA ESTÁ NA NOSSA CONSCIÊNCIA

Todo o ser humano tem momentos de sonhar com a liberdade seguindo os passos, as exigências e a evolução da vida. 
Mas é importante não esquecer as igualdades circunstanciais partilhadas, tendo em conta o inicio e o fim dos direitos e deveres. Ou seja, onde acaba de um é onde começa o de outro.

Na vida, varias vezes a pessoa humana é o causador dos seus problemas e vitima dos seus pensamentos quando são traduzidos em atos na prática, acabando por contrapor os  seus sonhos diários.
Sonhamos com liberdade, mas violamos as leis que nos levam a aprisionamentos; sonhamos  com a igualdades, mas alimentamos diferenças; Sonhamos com passividade, mas criamos guerras... afinal, só sonhar não adianta nada se não temos ação prática correspondente sempre entramos em contradição entre o sonho e a realidade.

Uma pessoa só é considerado verdadeiramente bom quando consegue transpirar a bondade que lhe está no coração para as mãos, traduzir os seus pensamentos em obras boas, em sorrisos de maturidade e com simpatias cativantes... Tudo isso, são frutos de uma longa tarefa que exige muito sofrimento e de luta permanente para recalcar o egoísmo avassalador que todos trazemos dentro de nós.


O representante especial ainda se repisou numa velha tecla muitas vezes teclado,  quando atribuiu a culpa da situação em que a Guiné-Bissau chegou "às elites que falharam ao seu povo durante quase quatro décadas", acrescentando que os militares também devem ser responsabilizados. Isso não passa de uma constatação facilmente entendido no terreno e um sublinhar de facto verídico. 
Mas seja como for, ainda continuamos com restas de esperança que principalmente depende de nós mesmos.

Partilho a ideia do representante do Secretario Geral das Nações Unidas quando disse  acreditar que a Guiné-Bissau apesar de uma sociedade multi-etica, multi-cultural e multi-.religiosa .. Ainda defraudado, traído e enganado muitas vezes pelas elites politicas e militares, nunca chegou ao extremo desespero de se envolver na violência étnica ou comunal, como aconteceu em muitos países de África e mundo fora. Pelo que Guiné-Bissau pode tornar-se "um exemplo brilhante de uma história de sucesso". Alias, sempre foi a minha convicção pelo que não tenho poupado esforço no incentivo as mudanças de mentalidades e na valorização maior no entendimento entre todos os guineenses.

O que se opõe aos erros grosseiros e os atropelos fatais é o cuidado... Cuidar é mais que um ato; é uma atitude. Portanto, abrange mais que um momento de atenção. Representa uma atitude de ocupação, preocupação, de responsabilidade e de envolvimento afetivo com o outro. Daí que é muito necessário domar o egoísmo, no jardim da nossa mente plantemos a bondade, onde o nosso principal odjetivo seja de bem para o geral. Pois é só através da paz e de sossego é que todos conseguiremos ser envolvidos nos trabalhos do desenvolvimento,  para que um dia possamos ser abençoados e acolher os frutos da felicidade.


Queridos irmãos e caros compatriotas
A luz da nossa guia e o remédio dessa cura está na nossa própria consciência... Cujo um simples exercício de reflexão será capaz de nos fazer mudar; onde o pensar em mudar é o primeiro passo. Já que mudança não acontecerá num só dia e a mesma não dependerá de uma só pessoa... Significando isso, que a mudança que dita a inversão do rumo dos acontecimentos nefastos, precisa de uma conjugação de esforço, persistência e de vontade em todos os dias e de todas as pessoas.

Samba Bari - Licenciado em Relações Internacionais pela Universidade Lusíada de Lisboa
Nota: Leia mais analises do PONTO DI MIRA, a partir do domingo de manhã da próxima semana. Até lá

1 comentário:

  1. Arnaldo Djú , Portugal12 de maio de 2013 às 00:49

    Toda a verdade nha ermon Samba Bari.

    Nha mantenhas

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público