terça-feira, 4 de junho de 2013

BCEAO disponibiliza 35 biliões de franco cfa para apoiar Guine-Bissau 


O Banco Central dos Estados da Africa Ocidental (BCEAO) disponibilizou 35 biliões de cfa para financiar a presente campanha de caju, mas as empresas mobilizadas ao sector e legalmente instituídos correm o risco de perder esta oportunidade, por não terem feito um balanço do ultimo três anos de exercício condicionado à apropriação do fundo em causa, anunciou hoje (04 de Junho) o ministro das finanças.

Em conferencia de imprensa que promoveu para falar do assunto, o titular das finanças Abuacar Demba Daaba afirmou que “há dinheiro suficiente para financiar a campanha, mas os operadores económicas nacionais não reuniram condições necessárias para que possam beneficiar deste montante em credito”, lamentou.

Dahaba reafirmou por outro lado que o governo de transição terá recebido do fundo Kuwait 3 milhões de dólares americanos, e este dinheiro segundo disse será canalizado para projectos de micro-crédito e de segurança alimentar.

O governo abriu em Março oficialmente a campanha de caju sem fixar o preço de referência como tem sido a sua estratégia nos últimos anos, deixando o mercado a ditar o seu preço.

Mas o governo sentiu-se agora obrigado a rever o seu modelo habitual após varias pressões e críticas pela má comercialização da castanha de caju, e decretou na semana passada o preço base de 210 cfa por cada kg de castanha.

Esta decisão surgiu ainda na sequência de vários encontros e debates promovidos pelas entidades da fileira de caju, para que o governo descongelasse e afectar aos empresários e pequenos comerciantes o dinheiro do FUMPI (Fundo de Promoção de Industria, instituído em 2011), apontado como imperativo para salvar a presente campanha.

A castanha de caju é comprado entre 100 a 150 cfa/kg desde que iniciou a campanha, e com o novo preço fixado pelo governo, os produtores esperam vender as suas castanhas a um valor mais confortável ou superior a 210 cfa do governo.
RSM/RDP Africa - 04 de Junho de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público