sábado, 15 de junho de 2013

NUNCA É TARDE RECONHECER AS FALHAS E EMENDAR OS ERROS

Obrigação de concertos intensos subiu de forma elevada a adrenalina dos protagonistas. Agora pede-se um momento de silencio e de um trabalho incentivo para fabricar uma esplanada linda, ou de reabilitar a velha imagem danificada que o mundo conheceu, dando-a nova cor atraente.

Estamos direccionados para um ato necessário, tão esperado e muito exigido... Que são as eleições gerais, importantes, mas simplesmente para repor a normalidade constitucional e que não são determinantes para a cura de tantos problemas...

Seja como for está presente mais um reaparecimento de esperança onde os esforços políticos que conseguiram chegar ao entendimento está a merecer muitas congratulações. As quais dão motivos de manter esse status quo e de fazer a serenidade o lema principal no lugar das persistentes querelas politicas.

Na regra organizacional de cada estado soberano desse mundo é a classe politica o detentor principal dos destinos da vida do país e do seu povo, sobretudo nas garantias de segurança, paz, estabilidade, liberdade e de assegurar um bom funcionamento dos órgãos e das instituições. E a Guiné-Bissau como estado e também soberano não é uma excepção nessa lógica.
Pelo que, em nome de sentimento pede-se a compreensão de toda a classe politica e de cada responsável deste país, de que este povo nunca consegue fugir da Guiné-Bissau mas precisa de tranquilidade e bem estar, o que de certeza está dependente principalmente do que resulta da compreensão e do entendimento politico.

Assim sendo, como pessoas humanos e imperfeitos, é tão natural existência de momentos de irritabilidade e de divergência no comungar das ideias em busca de solução ou consenso, mas nunca esqueçam de que a republica da Guiné-Bissau é como uma empresa vital nossa, que tanto precisa de uma gerência rigorosa e bem cuidada para evitar a sua queda em falência.

Por além do que possa advir do poder natural ou do destino traiçoeiro, queiram fazer desta transição o ultimo da história politica do país. Começando em compreender de que só usufruir o carater de figura publica, já é um desafio por se estar condicionado a determinadas normas que se deve seguir e respeitar. O que na politica se chama democracia e no seio militar se chama de submissão a poder politico.

Caros irmãos e queridos compatriotas
No poder de um ser humano existe a capacidade de bom senso, a capacidade de rever procedimentos e equacionar os atos validos e os atos prejudiciais... Mas também o poder de inverter uma tendência, combater um mal estar sempre no uso de boa-fé e com a vontade de fazer bem.

Já que não interessa ninguém de nós viver com preocupação e medo ou lidar com o mal... Eis a razão pela qual vale a pena uma racionalização dos atos, avaliar o percurso e preocupar com o atraso do país no que toca ao desenvolvimento. Lamentar o estado decadente e sofrimento desse povo para mudar definitivamente o rumo dos acontecimentos porque nunca é tarde reconhecer as falhas e emendar os erros.
Samba Bari - Licenciado em Relações Internacionais pela Universidade Lusíada de Lisboa
Nota: Leia mais analises do PONTO DI MIRA, a partir do domingo de manhã da próxima semana. Até lá


Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público