terça-feira, 18 de junho de 2013

União Europeia com 5,5 milhões de euros na luta contra a mortalidade maternoinfantil à Guiné-Bissau

A União Europeia vai apoiar com 5,5 milhões de euros a luta contra a mortalidade maternoinfantil na Guiné-Bissau, anunciou o representante da UE na capital guineense.

Segundo Joaquin González-Ducay, em comunicado, o programa, aprovado recentemente em Bruxelas pelo Comité do Fundo Europeu de Desenvolvimento, irá diminuir os índices de mortalidade «através de um sistema que garantirá às mulheres e crianças o acesso gratuito aos medicamentos ligados à saúde materna e infantil».

O projeto abrange a formação de médicos, enfermeiros e parteiras. Também será financiado o acesso gratuito a transporte para mulheres em trabalho de parto e a crianças doentes de aldeias de difícil acesso.

Numa primeira fase, acrescenta o documento, o programa irá incidir nas regiões de Oio, Biombo e Cacheu, de forma a melhorar a gestão financeira dos Centros de Saúde e Hospitais.

A mortalidade infantil na Guiné-Bissau ronda os 160 óbitos por cada mil nascimentos, sendo um dos objetivos do milénio chegar às 80 mortes por mil nados vivos. Segundo o último relatório da UNICEF, a Guiné-Bissau ocupa o sétimo lugar quanto à taxa de mortalidade. Já a mortalidade materna atinge mil mulheres por cada cem mil grávidas.
 RDP África - 17-06-2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público