sexta-feira, 19 de julho de 2013

Cabo Verde e Guiné Bissau assumem pastas na Comissão da CEDEAO

Cabo Verde vai liderar a pasta das Telecomunicações e Tecnologias de Informação e a Guiné-Bissau tutelará a Gestão dos Recursos Humanos na futura Comissão da CEDEAO, refere-se no comunicado final da cimeira da organização sub-regional.

A decisão está contida numa resolução aprovada na 43.ª Reunião Ordinária da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que terminou quinta-feira em Abuja (Nigéria), na sequência de uma proposta cabo-verdiana para o alargamento de sete para 15 comissários no executivo da organização sub-regional.

O primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, citado hoje pela edição "online" do jornal A Semana, salientou o "grande ganho" para Cabo Verde, mas não adiantou qual o nome que irá liderar a pasta na Comissão da CEDEAO, e apelou ao envolvimento do setor privado.

"Queremos que as empresas privadas cabo-verdianas possam ter acesso a outras ações e projetos no quadro da CEDEAO. Há muito interesse de vários países, como Costa do Marfim, Burkina Faso e Guiné-Conacri. Também já estamos a trabalhar com a Guiné-Bissau", disse.

Segundo o jornal, que não explica se a pasta em causa foi primeira escolha, trata-se, porém, de um aspeto primordial em toda a estratégia de transformação das ilhas levada a cabo pelo Executivo de José Maria Neves e que poderá funcionar como uma alavanca impulsionadora da efetivação do "Cluster TIC" - um aglomerado de empresas de tecnologias da informação e comunicação - em Cabo Verde.

Novas portas poderão abrir-se, refere-se no jornal, não só para a expansão do Núcleo Operacional para a Sociedade de Informação (NOSI), mas sobretudo para as empresas cabo-verdianas procederem à internacionalização, penetrando no enorme mercado da CEDEAO, que tem quase 500 milhões de habitantes.

Nos índices internacionais ligados às novas tecnologias, Cabo Verde é tido como um dos líderes a nível do continente africano, sobretudo pelo desenvolvimento de soluções ligadas à governação eletrónica.

O próprio NOSI tem vindo a dar passos na sua internacionalização, com parcerias com Angola, Guiné-Bissau, Costa do Marfim e outras nações da sub-região e do continente africano.

A Comissão da CEDEAO passará, em breve, a contar com 15 comissários, incluindo os cargos de presidente (atribuído ao Burkina Faso) e vice-presidente (Libéria)

A Serra Leoa ficará com a pasta das Finanças, o Mali com a da Política Macroeconómica e Investigação, o Níger com a do Comércio, Alfândegas e Livre Circulação, o Togo com a da Agricultura, Ambiente e Recursos Hídricos, a Gâmbia com a das Infraestruturas e a Nigéria com a dos Assuntos Políticos, Paz e Segurança.

O Senegal terá a dos Assuntos Sociais e Género, o Gana a da Administração Geral e Conferências, a Guiné-Conacri a da Energia e Minas, o Benim a da Educação, Ciência e Cultura e a Costa do Marfim a da Indústria e Promoção do Setor Privado
Lusa - 19 de Julho de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público