segunda-feira, 15 de julho de 2013

Dois polícias cabo-verdianos detidos em Bissau por alegada espionagem

Dois agentes da Polícia Nacional (PN) cabo-verdiana, ligados aos Serviços de Emigração e Fronteiras (SEF), foram detidos pelas autoridades da Guiné-Bissau por suspeita de espionagem, informou a agência Panapress.

A detenção dos dois agentes da PN, que acompanhavam alguns cidadãos Bissau-guineenses que residiam ilegalmente em Cabo Verde, terá ocorrido a 9 de julho do corrente.

Ela foi confirmada pelo primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, em declarações à Rádio de Cabo Verde (RCV), recusando-se, no entanto, a posicionar-se porque "o processo é ainda confuso".

"Não temos todos os elementos que nos permitem pronunciar-nos claramente sobre esta matéria. Estamos a fazer a recolha de informações e os contactos necessários para tomar uma posição definitiva sobre a matéria e solicitar que medidas sejam tomadas no sentido de garantir o respeito escrupuloso dos direitos dos agentes", revelou José Maria Neves.

José Maria Neves garantiu que os dois agentes se deslocaram em missão de serviço normal que tem a ver com o melhor desempenho da PN na área de fronteiras.

"Trata-se de uma deslocação de rotina que os agentes vêm fazendo não só à Guiné-Bissau mas também a outros países", precisou.

Quando confrontado com o facto de as autoridades da Guiné-Bissau terem deixado entender que os agentes estariam em missão de espionagem, Neves disse não querer entrar em pormenores sobre tal acusação, mas recordou que o arquipélago "não tem nenhum serviço de espionagem" e muito menos "interesse em fazer espionagem em nenhum país do mundo".
África 21 - 14 de Julho de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público