sexta-feira, 8 de novembro de 2013

José Ramos-Horta visita vítimas de violência em Cumeré

O Representante Especial do Secretário-geral das Nações Unidas e Chefe do Gabinete Integrado da ONU para a Consolidação da Paz
na Guiné-Bissau (UNIOGBIS) visitou, a 6 de Novembro, os militares e polícias que foram vítimas de tortura no Centro de Instrução Militar de Cumeré.

A informação avançada através de comunicado de imprensa do UNIOGBIS, sobre os casos de tortura ocorridos entre Junho e Outubro de 2013, em Cumeré.

De acordo com a missiva, Ramos-Horta deslocou-se à Clínica Artemisa, onde encontrou Armando Pompo, de 51 anos de idade, pertencente à Brigada de Engenheira Militar.

O comunicado do UNIOGBIS indica que várias pessoas foram alvo de agressões, citando fontes familiares das vítimas: «O Diagnóstico médico mostra que ele foi gravemente ferido e corre risco de vida, necessitando de tratamento especializado», refere a nota, sublinhando que o Capitão Pompo e outros agentes do Ministério do Interior foram vítimas de espancamentos brutais que provocaram a morte de alguns e ferimentos em outros oficiais.

Neste sentido, o gabinete de Ban Ki Moon em Bissau indicou também que Ramos-Horta vai assumir, a título pessoal, os encargos médicos de Armando Pompo até à normalização do seu estado clínico, decisão justificada com a insuficiência de condições da assistência médica em Bissau.

O Representante Especial da ONU mostrou-se indignado perante os métodos de formação militar e policial no país, que ignoram completamente os princípios básicos do respeito pelos direitos humanos e pela dignidade dos formandos. 

«De igual modo considerou absurdo, brutal e inconsistente a imposição deste tipo de formação, da qual fazem parte pessoas com idade avançada», lamentou, exortando o seu fim imediato. 

«Neste sentido, exorta as autoridades de transição para que concedam as devidas compensações aos familiares das vítimas mortais e que assumam os custos de tratamentos médicos dos feridos», termina o comunicado.

O documento informa ainda que José Ramos-Horta ficou surpreendido com o facto de os oficiais de diversas categorias tenham sido submetidos a treino militar em Cumeré.
PNN - 07 de Novembro de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público