sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Conferência «Os Media e o Interesse Nacional» decorreu esta quinta-feira

O Presidente do Instituto de Defesa Nacional (IDN) da Guiné-Bissau, tenente-coronel Terêncio Mendes, apelou, esta quinta-feira, 5 de Dezembro, à ética dos jornalistas durante o processo eleitoral, na abertura da conferência «Os Media e o Interesse Nacional», apoiada pelo Gabinete das Nações Unidas Para a Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS).

Terêncio Mendes chamou a atenção das dezenas de participantes para o sensível momento político e social.
«Juntamos assim as forças de Segurança e de Defesa, e a sociedade civil, para discutir de forma aberta, franca e amistosa, os problemas que constituem entraves ao desenvolvimento da Guiné-Bissau», referiu no discurso.

«Os media jogam um papel muito importante na informação, formação e entretenimento da população. O que é socialmente aceite pode não estar de acordo com o interesse nacional», destacou o Presidente do IDN.

O secretário de Estado da Comunicação Social, Armindo Handem, afirmou que «as notícias são construções da realidade e, portanto, não implicitamente têm de reflectir a realidade em si mesmas».

O governante precisou também que «a cidadania é o conjunto de direitos e deveres da população, à qual o jornalista deve prestar um serviço insubstituível por órgãos estatais».

«É preciso que o Estado e os media trabalhem em sintonia», recomendou Armindo Handem, observando que o quadro das eleições cria uma nova plataforma para o debate democrático».

A conferência compreende quatro temas, nomeadamente «Os Media e o Interesse Nacional», por Antónia Nhaga, «O Jornalismo e a Cidadania», por Humberto Monteiro, «O papel da Comunicação Social», por António Lopes Soares, e «A Relação entre os Media e as Forças de Segurança e Defesa», pelo tenente-coronel Samuel Fernandes.

Esta terceira conferência do IDN segue-se a uma anterior acerca das «Relações entre a Sociedade Civil e os Militares», e à inaugural, sob o tema «A Juventude e as Forças de Segurança e Defesa».
PNN - 05 de Dezembro de 2913

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público