sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Crise diplomática entre Portugal e Guiné-Bissau aumenta de tom

A crise diplomática entre Portugal e a Guiné-Bissau aumentou de tom esta quinta-feira, com o ministro da Presidência a acusar Portugal de tomar partido na política interna do país. Declaração de Cavaco foi “infantil” e Machete foi “infeliz, como no caso de Angola”, disse Fernando Vaz, ministro de Estado e da Presidência da Guiné-Bissau

O ministro de Estado e da Presidência da Guiné-Bissau, Fernando Vaz, criticou a posição assumida pelo Governo português e o Presidente da República, relativamente ao caso do embarque dos cidadãos sírios num voo da TAP para Portugal com passaportes falsos.

Fernando Vaz criticou o comunicado emitido pelo ministro dos Negócios Estrangeiros Rui Machete, que considerou “inaceitável” o incidente em Bissau em comunicado emitido pelo ministério a 24 de Dezembro.

Para o ministro Fernando Vaz, “este foi um incidente comercial”, que não justifica a intervenção de políticos portugueses. Em declarações à SIC Notícias citadas pela Rádio Renascença e pela TSF, o responsável criticou a postura do Governo português. Cavaco também foi visado pelo governante guineense, que considerou "infantil" a reacção do Presidente da República.

Para o ministro da Presidência da Guiné-Bissau, Portugal está a tomar partido pelo antigo primeiro-ministro do país, Carlos Gomes Júnior, cujo governo foi deposto em final de mandato, num golpe de Estado militar que teve lugar há mais de um ano e meio.

“Portugal apoiou sempre o ex-primeiro-ministro e não reconhece o actual governo de transição, onde o partido do ex-primeiro-ministro, PAIGC, tem cinco ministros”, disse, Fernando Vaz.

O governante guineense afirmou ainda que o aeroporto de Bissau, para onde a TAP suspendeu os voos a partir de dia 11 de Dezembro e de onde irá retirar os voos especiais entre Dakar e a Guiné, a partir do final do ano, é seguro.

As culpas no incidente do embarque de cidadãos sírios com passaportes falsos são partilhadas, referiu, dizendo que é “um disparate” reclamar condições num aeroporto que tem o parecer positivo das autoridades internacionais de aviação. Há fragilidades no processo de embarque da TAP em Bissau, disse.
Negócios - 27 de Dezembro de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público