quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Presidentes das Comissões Regionais fora do recenseamento

Os Presidentes das Comissões Regionais de Eleições (CRE´s) encontram-se fora do processo de acompanhamento do recenseamento eleitoral, que entrou no seu terceiro dia consecutivo esta terça-feira, 3 de Dezembro.

Os nove Presidentes das CRE´s foram exonerados há mais de duas semanas pelo Presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Augusto Mendes, sob pressão dos partidos políticos agrupados no «Fórum da Oposição». Foi lançando posteriormente um concurso público para este efeito, cujo resultado ainda não foi divulgado.

Contactado pela PNN a propósito do assunto, Cátia Lopes, Secretária
Executiva e Porta-voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE), anunciou que o referido concurso ainda está em aberto, devendo terminar hoje (4 de Dezembro), tendo justificado que os ex-Presidentes das CRE´s já tinham feito os trabalhos base ao nível das regiões.

Interrogado sobre as razões deste concurso justamente nos dias em que decorre o recenseamento, Cátia Lopes explicou que o motivo está relacionado com o adiamento das eleições para 16 de Março de 2014, que deu margem de manobra à CNE para tratar deste assunto. 

«Na altura quando reconduzimos os antigos Presidentes foi devido ao factor tempo, que era curto, tendo em conta a data de 24 de Novembro. Visto que a data das eleições foi alterada, temos agora tempo suficiente para abrir o concurso e cumprir o requisito legal», disse Cátia Lopes.

A responsável revelou ainda que os ex-Presidentes vão permanecer em exercício até ao anúncio dos resultados do concurso público, ainda sem data prevista.

Com a suspensão das funções, o recenseamento, ainda que tenha corrido a conta-gotas em quase todo território nacional, está a ser acompanhado pelos técnicos indicados pelos Presidentes das Comissões Regionais de Eleições.
PNN - 04 de Dezembro de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público