segunda-feira, 20 de outubro de 2014

PIR recupera cabeças de gado roubadas no sector de Cantchungo

O destacamento da Policia de Intervenção Rápida (PIR), colocado no Sector de Canchungo, norte da Guiné-Bissau, apoiado pelos elementos da Guarda Nacional, recuperou 47 das mais de 90 cabeças de gado bovino roubadas nos últimos dias, nas diferentes povoações que compõem a localidade.


Entre os elementos recuperados constam ainda painéis solares, um motor fora de bordo com a capacidade de 40kw, armas de fogo e mais de uma dezena se pessoas detidas, todas suspeitas de envolvimento na prática de crimes de roubo de gado na região.

A cerimónia de entrega simbólica destes animais foi feita pelo Comissário da Polícia da Ordem Pública para a Província Norte, Paulino Dias, ao régulo de Canchungo, Fernando Batica Fereira.

A PNN esteve em Bula, onde se encontra um grupo de 21 cabeças de gado bovino à espera de serem identificados pelos seus proprietários para, de seguida, se proceder à sua entrega.
Em Canchungo a PNN registou, no Quartel-general desta força policial, nove cabeças de gado, bem como um camião carregado com 17 cabeças de gado bovino.

Em declarações à PNN, o régulo de Canchungo mostrou-se satisfeito com a resposta do Governo face à queixa apresentada pela população devido aos furtos.

Sobre o mesmo assunto, o Porta-voz do Ministério da Administração Interna, Samuel Fernandes, informou que os resultados desta operação surgem em resposta ao apelo e às orientações feitas pelo Governo através do ministro da Administração Interna, Botche Candé, sobre a necessidade de busca e recuperação dos animais em causa.
PNN, 20 de Outubro de 2014

3 comentários:

  1. Uma boa noticia que e sses bandidos (ladroes) foram identificados.esperando que todo o gado seja recuperado pelos seus proprietarios peço simplismente que essa populaçao seja armada para se protegerem dos seus bens mantendo a sua propria segurança,é muito triste o que se passa nesta regiao com esta populaçao nao violenta. Os intelectuais balantas na diaspora nao reagem porqe roubar é uma cultura por essas gentes. Foi conhecido que muitos dos responsaveis militares se tornaram ricos em gado tendo assim entre 100 a mais de 200 cabeças de gado.

    ResponderEliminar
  2. As informaçoes na rtp indica que estes BANDIDOS foram capturados agora chegou a hora de questiona-los donde compraram armas de guerra para o roubo. Mais uma vez espero as reaçoes dos intelectuais balantas na diaspora.

    ResponderEliminar
  3. A melhor das soluçoes é recuperar estas armas de guerra nas maos destes BANDIDOS e se estes fazem parte das forças armadas é demiti-las imediatamente das suas funçoes e mete-los na prisao e mais nada.

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público