segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Paludismo mata 63 em 3.434 casos registados no HNSM

O paludismo matou mais de 63 pessoas em 3.434 casos registados em deferentes serviços do Hospital Nacional Simão Mendes (HNSM), nos últimos três meses.

A revelação foi feita à Agência de Noticias da Guiné-ANG, pela Directora-geral  do Hospital Nacional Simão Mendes, Margarida Alfredo Gomes.
Segundo esta responsável, os maiores casos de mortes por paludismo ocorreram na pediatria.


A Directora-geral  do Simão Mendes explicou que o serviço de urgência recebeu em Agosto, Setembro e Outubro 2.625 casos, a pediatria registou no mesmo período 782 casos  e a maternidade apenas  27 casos.

“O serviço de urgência registou em Agosto 932,Setembro 842 e Outubro 851 casos de paludismo, pediatria com 299 em Agosto, 296 para Setembro e 187 em Outubro ao passo que no serviço de maternidade, no mesmo período registou apenas 27 casos de paludismo, divido a um medicamento de prevenção que as mulheres grávidas receberam”, informou Margarida Alfredo Gomes.

Perante esta realidade, a Directora do maior centro hospitalar do país aconselha a população guineense a usar os mosquiteiros impregnados distribuídos pelo governo, para evitar as picadas do mosquito causador do paludismo.

Nesta entrevista à Agencia de Notícias da Guiné, Margarida Alfredo Gomes informou que o Hospital Nacional Simão Mendes enfrenta dificuldades em termos de meios materiais, e problemas referentes aos atrasados salariais, questões que prometeu resolver paulatinamente junto do Governo através do Ministério da Saúde Pública.

Margarida Gomes pede a colaboração do governo, de todo o pessoal sanitário e da população para tornar Simão Mendes o hospital de maior referência nacional.

“Isto será possível com a colaboração dos trabalhadores e em particular do governo no fornecimento de equipamentos para o funcionamento”, disse.

A ANG sabe que em  São Tomé e Príncipe  por exemplo praticamente já não se morre de paludismo, graças a uma campanha de pulverização e distribuição de mosquiteiros impregnados.
ANG, 10 de Nov. 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público