quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Guiné-Bissau e Cabo-Verde retomaram relações de cooperação

Os Governos de Cabo Verde e da Guiné-Bissau retomaram formalmente as relações de cooperação, interrompidas desde o golpe de Estado de 12 de Abril de 2012 contra o Primeiro-ministro e candidato Presidencial, Carlos Gomes Júnior.

O anúncio foi feito no dia em que o Primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira, iniciou uma visita oficial de três dias a Cabo Verde.


O Primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, anunciou a nomeação de um embaixador para a Guiné-Bissau, como forma de incrementar as relações entre os dois países e a retoma das ligações aéreas entre Praia e Bissau.

«Neste momento temos um embaixador no Senegal, que representa também Cabo Verde em Bissau, mas vamos nomear um embaixador dedicado à Guiné-Bissau, na linha de busca de soluções mais céleres para reforçarmos as nossas relações», disse José Maria Neves.

O Primeiro-ministro prevê o relançamento e o reforço da cooperação com a Guiné-Bissau em diversas áreas, designadamente da administração pública, da reforma do Estado, da segurança social, das pescas, da agricultura, do turismo e ao nível dos transportes.

Neste sentido, José Maria Neves anunciou também a retoma das ligações áreas entre Bissau e a Cidade da Praia, e falou no reforço das ligações marítimas entre as duas cidades para incrementar as relações comerciais existentes entre os dois países.

As energias renováveis, a educação, a saúde e a formação profissional são áreas que merecerão atenção por parte dos dois países.

Num encontro com a classe empresarial cabo-verdiana, o Primeiro-ministro da Guiné-Bissau pediu aos empresários que reforcem as relações económico-empresariais como o seu país.

Domingos Simões Pereira informou sobre o trabalho que o seu Governo tem feito em prol do crescimento económico, da transformação da castanha de cajú, o desenvolvimento das pescas, o turismo, a produção do arroz e a valorização dos recursos naturais, nomeadamente fosfato, bauxite, zircon, sem esquecer a sua enorme potencialidade em termos de biosfera.

No seu entender, o importante é saber o que fazer com esses recursos, mas também estabelecer parcerias para que a sua exploração seja a favor do povo guineense, num ambiente de segurança legal e institucional dos investimentos e de paz e estabilidade.

Expressões de apoio ao chamamento do Primeiro-ministro da Guiné-Bissau não se fizeram esperar e os empresários cabo-verdianos reiteram o engajamento em desenvolver relações económico-empresarias com a Guiné-Bissau nas mais variadas áreas.

«Da parte da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Sotavento (CCISS) e dos seus associados, o Primeiro-ministro pode contar com toda a nossa diligência em tudo fazer para que, no quadro das relações económico-empresarias entre Cabo Verde e a Guiné-Bissau, podermos dar aquele salto qualitativo que seja o cimento do relacionamento entre os dois países», respondeu o seu Presidente, Jorge Spencer Lima.

Spencer Lima garantiu que os empresários reconhecem claramente o potencial desse relacionamento e propôs o incremento das trocas, a vários níveis, entre Cabo Verde e a Guiné-Bissau, porquanto vai ser benéfico tanto para os empresários como para os dois países.

Domingos Simões Pereira iniciou esta terça-feira, 27 de Janeiro, uma visita de três dias a Cabo Verde, tendo sido visto com o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, com o Primeiro-ministro, José Maria Neves, e com o Presidente da Câmara Municipal da Praia, Ulisses Correia e Silva.

Na quarta-feira vai estar nas ilhas de São Vicente e Boa Vista para conhecer algumas instituições com potencial de cooperação bilateral.
PNN, 28 de Janeiro de 2015 

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público