quinta-feira, 9 de abril de 2015

Guiné-Bissau vai sensibilizar estrelas do país para jogarem CAN 2017

Paulo Torrres, selecionador da Guiné-BissauA fase final da CAN de 2017 terá lugar no Gabão e a Guiné-Bissau, para lá chegar, terá que se bater com as seleções do Congo Brazzaville, Quénia e Zâmbia, no Grupo E da fase de qualificação.
O vice-presidente da federação guineense de futebol, Joãozinho Mendes, disse  à agência Lusa que a instituição vai abrir uma campanha de sensibilização às ‘estrelas’ do país para jogarem pela Guiné-Bissau para Taça das Nações Africanas (CAN).


A fase final da CAN de 2017 terá lugar no Gabão e a Guiné-Bissau, para lá chegar, terá que se bater com as seleções do Congo Brazzaville, Quénia e Zâmbia, no Grupo E da fase de qualificação.

O número dois da federação guineense encara com naturalidade o grupo, ainda que realce a experiencia na competição dos outros países.

Joãozinho Mendes acredita, contudo, que se a Guiné-Bissau pudesse contar com "muitos dos seus ‘filhos’ e grandes jogadores" que em tempos representaram seleções jovens de outros países, poderá "ter uma palavra a dizer no grupo".

A federação vai desencadear operações de sensibilização e de apelo aos jogadores guineenses nessas condições a virem jogar pela seleção, conhecida pelos ‘Djurtus’, tendo como meta atingir pela primeira vez a fase final do CAN, disse Mendes.

"Seria o ‘ouro sobre azul’", declarou o vice-presidente da federação guineense, notando ainda que a participação nas eliminatórias do CAN 2017, cujos jogos arrancam em junho próximo, só depende da decisão do Governo.

Logo que recebeu na quarta-feira a comunicação do sorteio dos grupos por parte da Confederação Africana de Futebol (CAF), a federação informou de imediato o Governo, de quem aguarda agora uma resposta.

Joãozinho Mendes disse ainda à Lusa que o selecionador guineense, o português Paulo Torres, tem o aval da federação para iniciar os trabalhos assim que houver uma decisão do Governo sobre a participação da Guiné-Bissau nas eliminatórias.

A federação aguarda por uma resposta da secretaria de Estado da Juventude, Cultura e Desporto, que organicamente é tutelada pelo primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira.
Lusa, 09 de Abril de 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público