sexta-feira, 5 de junho de 2015

Familihares e amigos   de Hélder Proença pedem justiça e dirigem uma Carta Aberta ao Presidente da República

Image result for helder proençaOs familiares e amigos do ex-deputado Hélder Proença supostamente assassinado em Junho de 2009 por alegado envolvimento num golpe de estado sairam hoje as ruas pedindo que a justiça seja feita em relaçäo ao caso.
Numa cerimônia de deposição de coroas de flores na sua campa no Cemitério Municipal de Bissau, o político guineense Hélder Vaz destacou que a data serve para lembrar aos guineenses da maldade que imperou no país.
O dirigente do partido Resistência da Guiné-Bissau/Movimento Bah-Fata disse ainda  que apesar de tudo, ainda há homens dignos capazes de sacrifícarem e darem o seu sangue para o futuro melhor da nação guineense.
Segundo Hélder Vaz, para que a Guiné-Bissau seja diferente no futuro tem que ser um país baseado na reconciliação, mas também na justiça e na verdade.
“Estamos aqui para pedir justiça ao caso do Hélder Proença e de todos aqueles que foram martirizados neste país.  O Hélder foi um mártir que deu o seu sangue para um amanhecer diferente da nação guineense”, defendeu.
Disse que no futuro processo de reconciliação nacional que se vai iniciar no país não deve falhar a verdade, “porque a Guiné-Bissau nunca será um país digno com desenvolvimento e bem-estar para os seus filhos enquanto não se fundar na verdade”.
Como político, Hélder Vaz considerou Hélder Proença  um adversário digno, de valor e  cultura, capaz de sonhar e com profundo amor à Guiné-Bissau.
Por sua vez, o presidente do Partido  Aliança do Povo Unido (APPU)Nuno Gomes Nabiam disse   que o evento serve para render  homenagem àquele que considera “um grande estadista e um amigo-irmão”.
“Estamos aqui para render homenagem naquilo em que o Hélder Proença acreditava”, afirmou Nuno Nabiam.
Para o presidente da União Patriótica Guineense (UPG), Fernando Vaz a efeméride faz aos guineenses lembrarem de todos aqueles que foram assassinados na Guiné-Bissau sem que a justiça seja feita.
Vaz  prometeu iniciar uma nova batalha para a instauração da justiça em todo o país.
A irmã do malogrado, Rosa Tavares, considerou o momento de muita dor e consternaçao, “mas sempre com a esperança de que a justiça reaja um dia sobre assassinio de Hélder Proença”.
Ainda no quadro dos seis anos de assassinio do ex-deputado Hélder Proença o grupo de familiares e amigos do malogrado dirigiu uma Carta Aberta ao Presidente da República solicitando a sua intervenção para a  retoma dos trabalhos judiciais susceptíveis de apurar as responsabilidades criminais que envolvam o referido caso, em conformidade com a lei. 
Hélder Proença, Baciro Dabo, ex-dirigentes do PAIGC foram mortos a 05 de Junho de 2009 por agentes de  segurança, alegadamente por tentarem levar a cabo um golpe de Estado.
ANG, 05 de Junho de 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público