sexta-feira, 5 de junho de 2015

Investigadoras portuguesas apresentam estudo sobre "crianças-irãs" na Guiné-Bissau

Image result for bebes da guine bissauDuas investigadores portuguesas apresentaram na Guiné-Bissau um estudo sobre a problemática de crianças ostracizadas pelos pais como sendo "irãs" (feiticeiras) apenas por terem doenças ou caraterísticas diferenciadas.
Filipa Gonçalves e Sofia Alves, da Fundação Fé e Cooperação (FEC), apresentaram na quinta-feira o estudo financiado pela União Europeia, para demonstrarem uma violação dos direitos das crianças.
O irã é no imaginário de muitos povos guineenses uma divindade com poderes sobrenaturais que tanto podem ser usados para fazer o mal como o bem aos vivos.
Em declarações à agência Lusa, Filipa Gonçalves referiu que "a criança-irã é uma nomenclatura simplificada" usada pela população guineense para denominar um menor com alguma característica diferenciada dos outros.
Para as comunidades das nove regiões da Guiné-Bissau estudadas pelas duas investigadoras portuguesas, as crianças-irãs "são seres especiais, muita das vezes abandonadas ou maltratadas" quando na realidade apenas são diferentes por terem alguma doença, defeito físico ou intelectual.
Filipa Gonçalves cita o caso de crianças que sofrem de epilepsia que são ostracizadas quando estão a ter convulsões, o que, "para as comunidades, são manifestações do irã", disse.
O estudo, apresentado na Casa dos Direitos em Bissau, revela também que as comunidades consideram ainda uma criança com desnutrição crónica como sendo irã, quando não têm respostas para o problema da sua falta de alimentos, adiantou Filipa Gonçalves.
As investigadoras portuguesas levaram três anos a realizar o estudo, que agora pretendem dar a conhecer a maior número de pessoas na Guiné-Bissau para o que consideram ser "um problema sério, mas pouco falado" na sociedade guineense.
As autoras do estudo querem que o problema da criança-irã seja colocado na agenda pública da Guiné-Bissau como tem sido a excisão genital feminina.
Lusa, 05 de Junho de 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público