sexta-feira, 19 de junho de 2015

José Maria Neves visita Guiné-Bissau a partir de 15 de Julho

nullA visita oficial que o primeiro-ministro de Cabo Verde vai efetuar à Guiné-Bissau, inicialmente prevista para o início deste mês, foi remarcada e vai ocorrer a partir de 15 de julho, disse à agência Lusa fonte oficial.
A fonte não adiantou a duração da visita, mas a imprensa cabo-verdiana de dá conta de que se prolongará até 19 de julho e que José Maria Neves será acompanhado por uma vasta delegação governamental, empresarial e cultural.
"Neste momento, a TACV (companhia aérea de bandeira cabo-verdiana) já está a efetuar voos (diretos) para Bissau e estamos a criar todas as condições para ligar o arquipélago à África Ocidental, tendo em conta que a nossa estratégia é tornar o pais mais competitivo na região", disse José Maria Neves.
A visita do chefe do executivo cabo-verdiano esteve prevista para realizar-se de 02 a 07 deste mês, mas acabaria adiada a pedido das autoridades guineenses, e marcava também simbolicamente o retorno das ligações aéreas diretas entre as duas capitais, suspensas em 2012, na sequência do golpe de Estado de Abril desse ano.
Os voos, entretanto, foram retomados.
Na deslocação a Bissau - a última decorreu em Novembro de 2011 -, José Maria Neves liderará uma vasta delegação governamental e empresarial para dar corpo à cooperação delineada durante a visita que Simões Pereira efetuou à Cidade da Praia em Janeiro deste ano.
Os projetos então apresentados foram, depois, alvo de uma missão económica e empresarial cabo-verdiana a Bissau, liderada por Leonesa Fortes, ministra do Turismo, Investimentos e Desenvolvimento Empresarial, que junta também Comércio, Indústria e Energia, pelo que a visita de José Maria Neves visa torná-las em ações concretas.
A visita terá as componentes institucional, económico-empresarial e cultural e irá contribuir para um "novo patamar" nas relações bilaterais, disse José Maria Neves a 10 de maio último, após anunciar a deslocação, salientando que estão em causa vários domínios.
Entre outros, está o apoio de Cabo Verde à reforma do Estado, na administração pública, segurança social, governação eletrónica e formação profissional, a par de áreas económicas ligadas ao turismo, pescas, transportes aéreos e marítimos, economia marítima e trocas comerciais.
Lusa, 18 de Junho de 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público