segunda-feira, 27 de julho de 2015

É urgente  salvar Guiné-Telecom, Guiné-Tel rede móvel e APGB

O Governo do Domingos Simões Pereira após ter tomado posse encontrou um débito dos anteriores governos às instituições bancarias 07, 8 biliões de francos cfa para a execução do plano de reestruturação das empresas Guiné-Telecom e Guiné-Tel rede móvel, 12 meses de salários em atraso, equipamentos num estado de abandono por falta de funcionamento e excesso de trabalhadores na empresa.
De acordo com o Secretario de Estado Dos Transportes e Comunicações a empresa desmaiou e está preste a falecer. Por isso, é urgente a aplicação de medidas corretivas por forma a salvá-la.
João Bernardo Vieira que respondia a interpelação dos deputados no parlamento guineense, referiu que para além do montante em débito, o antigo governo solicitou em 29 de Agosto de 2013, 800 milhões de francos cfa de pagamento de júris que devia amortizar os montantes em causa, no prazo de um ano mas que até agora não acontece.
O jovem governante reconheceu que as redes operadoras de telecomunicações (MTN e Orange) não oferecem bons serviços ao público, a cobertura está a quem de expectativa.
Falando sobre a lentidão da Internet no país, Bernardo Vieira aponta a falta de infraestruturas de telecomunicações adequadas nomeadamente; cabo submarino e fibra ótica para impulsionar o sector que as suas obras devem dar início no mês de Setembro deste ano.
Sobre a “parceria Publica/privada da APGB, o membro do governo relembrou que o parlamento já deu mandato ao governo para a implementação dessa política, aprovando por unanimidade o “programa do governo onde consta a intenção de transformar o Porto de Bissau num porto mais competitivo,” porque APGB paga em cada mês 203 milhões de francos fca entre salários e segurança social e que a instituição, (APGB) não é rentável, faz mais despesas que receitas.
Image result for joao bernardo vieira guinea bissauVieira não tem duvidas que acolheu uma batata quente na boca, por isso, apela as pessoas para absterem-se da política enveredarem-se na objetividade para o bem do país.
No final da interpelação a Secretaria de Estado dos Transporte e Comunicações recebeu aprovação dos parlamentares na execução dos seus planos no sector.
Lai Balde-Correspondente, 27 de Julho de 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público