segunda-feira, 13 de julho de 2015

OS GOVERNANTES INDICIADOS E APEGA COM AS ARMADILHAS DA JUSTIÇA  

Tomás Gomes Barbosa
Idelfrides Fernandes
Os três dos sete membros do governo liderado por Domingos Simões Pereira indiciados e apega com as armadilhas da justiça do país, já foram publicamente conhecidos. Mas novas caras ainda estão na mira e que nem tarda muito para que a justiça os solicite comparência.
E quem sabe o que poderá der e vier.

Os já conhecidos, tratam-se do Idelfrides Fernandes, Tomás Gomes Barbosa no alegado descarregamento do pescado mal parado e Mário Lopes da Rosa, este último, interdito a sair do país sem aviso e autorização prévia do Ministério Público, com processo de suspeita de desvios de fundos enquanto ministro das Pescas, na concessão das licenças de pesca bem com descarregamento do pescado durante o período de transição de 2012 à 2014, e o ministério que tutela atualmente, no qual, Idelfrides Fernandes é Secretario de Estado. 

Mário Lopes da Rosa
A nossa fonte sublinha que, O Ministro dos Negócios Estrangeiros da Cooperação Internacional e das Comunidades, Mário Lopes da Rosa, nunca recusou prestar qualquer declaração ao Ministério Público. Uma audição marcada com muita especulação, mas com tudo, sabe-se que o ministro Lopes da Rosa não se hesitou em marcar presença na audiência.
Um chefe da Diplomacia que as autoridades do pais retirou o passaporte e sem liberdade de sair fora do território nacional salvo uma autorização prévia da justiça.

Daniel Gomes
Daniel Gomes, ministro dos Recursos Naturais, ao que tudo indica ser o próximo alvo do Ministério Público, no alegado caso do dossier da exploração dos recursos naturais, um crédito no Banco ECOBANK para a empresa de Eletricidade e Água da Guiné-Bissau (EAGB) e outros casos ainda em inquirição para desvendar.

José Antº Cruz Almeida
Os casos do ministério das Obras Públicas Construções e Urbanismo, cujo o titular é José António Cruz Almeida, também está agendada pelas autoridades judiciais, sobre a construção da estrada combatentes da liberdade da Pátria e a questão ligada ao assunto do orçamento.

Tomasia Manjuba
Tomásia Lopes Moreira Manjuba, Secretaria de estado do Orçamento, também indiciada em situações pouco claros e de algumas praticas ilícitas durante o exercício das mesmas funções enquanto governante, na fase do executivo da transição politica.


Odete Semedo
Odete Semedo, Ministra de Educação, também está embaraçada com o Ministério Publico no âmbito de um processo ainda não concluído, que envolve atos praticados quando a responsável era chefe de gabinete de Raimundo Pereira, Presidente interino da Guiné-Bissau deposto no golpe de Estado de 12 de Abril.
Fonte do Ministério Público disse que em causa estarão cerca de 350 milhões de francos CFA (mais de 500 mil euros) que a responsável terá autorizado levantar no banco e cujo destino se desconhece.

Com estes casos, o governo está a ser cada vez mais abalado com nódoas e entraves perante o slogan "Terra Ranka"... Morte lenta de confiança, num pelouro que tanto precisa de remodelação, ou, ao menos demissões já que poucos pensam em demitir-se. 
Lai Baldé/Rispito.com, 11 de Julho de 2015

1 comentário:

  1. Caso seja verdade e se se confirmar (pelo tribunal) tudo que vem aqui escrito, é muito simples aquilo que se deve fazer! Depois de analisada quanto ganhava cada uma das personalidades, fazer o seguinte:

    1º- Retirar-lhes todos os bens materiais que possuem tanto no país como no estrangeiro e vendê-los em leilão para poder devolver o dinheiro ao estado! Se houver "troco" devolve-se a pessoa!

    2º- Puni-las conforme a LEI manda sobre casos de CORRUPÇÃO ATIVA, ABUSO DE PODER, USO INDEVIDO DO ERARIO PÚBLICO, etc.!

    3º-Proibi-las (estas Pessoas), até o fim da vida delas, de exercerem FUNÇÕES PÙBLICAS !

    Se for necessário aplicar mais medidas, melhor ainda para o País e o Seu POVO! Pois estas medidas servirão para MORALIZAR A FUNÇÃO PÚBLICA e não só!

    Por outro Lado, queria perguntar o seguinte:

    1º- Só estas pessoas que estão no Governo do DSP é que estiveram envolvidas em actos de corrupção durante a transição?

    2º-Quê dos outros elementos do Governo de Transição?

    3º-Onde estão aquelas pessoas (ou os seus MANDANTES) que iam as portas de APGB, ALFANDEGAS e em todas as repartições de FINANÇAS buscar (roubar) dinheiro?

    4º- Onde estão aqueles que faziam, durante a TRANSIÇÃO, a DESCARGA e VENDA de DROGA?

    5º- Onde estão aqueles que DURANTE a TANSIÇÃO VIOLARAM (e de que maneira!) ABUSIVAMENTE OS DIREITOS HUMANOS?

    6º- A justiça só irá funcionar para aqueles que estão no atual Governo? E para os outros?

    7º- A justiça só funcionará para os civis?

    8º- Que critérios estão a ser utilizados para se fazer justiça?

    Estas são as perguntas que a maior parte da opinião pública gostaria de ver esclarecidas! Pois não podemos e nem devemos ter uma JUSTIÇA COM DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS!

    Que Deus nos Abençoe!

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público