domingo, 12 de julho de 2015

O Projeto “ Mon na Lama” está sendo uma realidade

O Projeto “ Mon na Lama” da iniciativa do Presidente da República José Mário Vaz, já é uma realidade na Guiné-Bissau.

Com o efeito disso, o chefe de estado guineense financiou a reabilitação parcial do arrozal de Brene arredores de Bissau e seguiu-se à bolanha do Cupul região de Biombo, invadida pela água salgada cerca de 05 anos, impedindo a produção do arroz, com uma área geográfica de cerca de 115 hectares de terras aráveis.
Ao visitar o local ontem sábado, 11 de Julho, o Presidente da República reafirma o seu total engajamento no sector da agricultura para combater a penúria alimentar na Guiné-Bissau.
José Mário Vaz, para além de convidar a população da zona criar uma comissão de gestão por forma a dinamizar os esforços consentidos na reabilitação do arrozal, indica que é membro de pleno direito na comunidade do Cupul, pelo que, não pode ficar fora do comboio do desenvolvimento da zona.
Em jeito de resposta aos pedidos formulados pela população local, o presidente Mário Vaz deixou claro que não é do poder executivo, pelo que, exorta a população para colocar a “Mão na Lama”. 
O Presidente assumiu publicamente proteção pessoal ao líder tradicional e a população da zona. “Estou no Palácio da Republica. Mas entrego o palácio ao Cupul. Não entrego o palácio ao ninguém. Régulo vou me embora mas o meu coração ficou nesse lado, a cabeça não pode me doer, nem estômago, nem os pés. Se a cabeça vier me a doer, é porque o Cupul não está a fazer nada.” Disse o PR.
Lai Baldé/Rispito.com, 12 de Julho de 2015

1 comentário:

  1. São louváveis iniciativas destas por/pela parte da Presidência... Iniciativas que incentivarão muito a população a produzir e a não ficar a espera que tudo seja feito pelo Governo.

    Em relação ao Discurso em si do Presidente, para mim, houve duas notas... Uma negativa e a outra positiva ou vice-versa.

    A nota Positiva, é a forma clara e honesta como abordou ou falou dos pedidos feitos pela população local... Fazendo-lhes entender que a Presidência não é Governo e, entre linhas, o Presidente não é o Primeiro-ministro. E que o Orçamento Geral do Estado não é gerido pelo Presidente! E aqui só faltou dizer que irei levar/apresentar as vossas preocupações ao Governo e, em particular, ao Primeiro-Ministro! Contudo, foi positivo no esclarecimento que fez sobre esta matéria.

    A nota Negativa, para mim, foi o discurso de despedida..." Estou no Palácio da Republica. Mas entrego o palácio ao Cupul. Não entrego o palácio ao ninguém. Régulo vou me embora mas o meu coração ficou nesse lado, a cabeça não pode me doer, nem estômago, nem os pés. Se a cabeça vier me a doer, é porque o Cupul não está a fazer nada"! Para mim, repito, este discurso não é um discurso de Chefe de Estado, sobretudo de um Estado Laico! Não foi discurso de um INTELECTUAL nem de alguém que está confiante naquilo que se está a passar a volta dele!

    Eu no lugar do Sr. Presidente, fazia este discurso em PRIVADO! Em PÚBLICO é que NÃO! Em ´PÚBLICO dizia o seguinte:"Aqui começou a minha marcha para a Presidência...Estou no Palácio da Republica. Agradeço-vos, por tudo que fizeram por mim, e entrego o palácio, a primatura, o País e o povo da Guiné-Bissau ao Cupul e o seu Regulo! Regulo vou me embora, mas com o coração e os pensamentos em vós! Façam tudo o que for e estiver ao vosso alcance para POTEGER este País e o seu Povo de todas as desgraças e maldades! E que o meu Mandato e esta Legislatura terminem sem sobressaltos!"

    Assim faria ou discursava eu! Esta é a minha maneira de pensar. Cada um é livre de interpretar/pensar à sua maneira!

    O Presidente não é uma pessoa qualquer que pode dizer/falar, em público, tudo o que lhe vai na alma...porque pode ferir sensibilidades!

    Muitas vezes alguns Polítcos (95%), da nossa praça, mais parecem crianças de que Homens adultos e com formações académicas elevadas! As mulheres parecem mais maduras de que os homens! Os homens gostam de se exibir, não são nada discretos e nem maduros (quando têm dinheiro e Poder)!

    Que Deus nos abençoe!

    Gabú Sara

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público