segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Baciro Djá e PRS assinaram o acordo para a formação do novo executivo


Hoje segunda-feira, 7 de Setembro, Baciro Dja deve anunciar a composição do seu Governo e consequentemente empossado logo de seguida pelo Presidente da República José Mário Vaz. Conforme estava previsto que deve ser após assinatura de acodo que acabou de ser assinado nesta manha.

Duas semanas depois da sua posse, o novo primeiro-ministro viu aberto o caminho para a formação do Executivo depois de na sexta-feira, 4 de Setembro, o PRS ter dado aval e garantia do seu apoio.
Assim, em caso o PRS venha conseguir garantir todos os 41 deputados, o Baciro ainda precisara do apoio de mais 11 parlamentares para fazer aprovar o programa de Governo, que neste caso tratará de PAIGC, ja que PND, UM e PCD têm no total 4 deputados e que o Djá so deve ter garantia de um de do Partido da Nova Democracia (PND), cujo presidente é conselheiro de José Mário Vaz.

Mas como se sabe, o Baciro Djá, terceiro vice-presidente do PAIGC, mas é um militante ameaçado de expulsão pela direcção liderada por Domingos Simões Pereira pela sua aliança ao PR, por isso, Baciro Dja só espera contar com alguns "camaradas" para garantir a sua governabilidade.

Certo é que, toda a história está dependente do Supremo Tribunal de Justiça, que deve pronunciar-se na quarta ou quinta-feira sobre a constitucionalidade dos decretos presidenciais que demitiram o Governo do DSP e nomeou o Baciro Djá. Porque se a decisão do STJ for de  inconstitucionalidade, o novo Executivo pode não entrar em funções.
Rispito.com/VOA, 07 de Setembro de 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público