domingo, 6 de setembro de 2015

Guiné-Bissau ficou fora dos jogos africanos por falta de verbas para deslocação  


55 MILHÕES DE FRANCOS CFAS (85 Mil euros) DEIXA GUINÉ-BISSAU FORA DOS JOGOS AFRICANOS DE CONGO DEVIDO AO CRISE POLITICA.


Abriu-se sábado 05 de Setembro XI Edição dos Jogos Africanos Congo Brazzaville 2015, com o habitual desfile das delegações dos países participantes, mas sem a presença da delegação da Guiné-Bissau, devido a falta de verba para a sua deslocação.
Por cá dentro, as Federações de Luta Livre, Judo, Atletismo e de pessoas portadoras de deficiência ainda não têm os 55 milhões de francos CFAS necessários para garantir a sua presença nos Jogos Africanos de modalidades, a decorrer no Congo a partir de dia 13 deste mês.
Os atletas estão a treinar há mais de três meses, mas sem, no entanto, saber se terão sorte e condições ou não para viajar, já que o país continua sem governo cerca de 03 semanas.
Por exemplo, os campeões africanos Taciana Lima Baldé, na categoria de judo, e Augusto Midana na luta livre, estão frustrados com a situação.
Falando à imprensa em Bissau, Augusto Dias Gomes, treinador dos atletas deficientes queixa-se da falta de dinheiro para que a caravana guineense possa deslocar-se ao Congo.
Dias Gomes, director técnico da Federação dos Deficientes, refere ainda que a situação da incerteza está a colocar os atletas em ambiente de desmotivação.
Em reação a situação, o diretor-geral dos desportos do Governo demitido, Carlitos Costa, admite que para já há pouca possibilidade de a caravana se deslocar a Congo, devido a crise que afeta o país.
Segundo Carlitos Costa, a caravana guineense nas modalidades de Jugo, atletismo, luta livre e pessoas portadoras da deficiência não se deslocou a Congo Brazzaville até agora, porque não há ainda garantias financeiras por parte da PM, para que as federações possam viajar para Congo, facto que pode prejudicar o desempenho dos atletas do país, depois de três meses a treinar.
A cerimónia do início da competição, foi honrada pela presença do Presidente da República do Congo, Denis Sassou Nguesso, que naturalmente usou de palavra para desejar boas-vindas e boa estadia aos filhos do continente africano.
Lai Baldé-Correspondente, 06 de Setembro de 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público