sexta-feira, 4 de setembro de 2015

PRS decidiu integrar o governo do Baciro Djá 

Após aturados momentos de avanços e recuos, intermediados com divergências e reuniões secretas no meio da crise política guineense, finalmente o considerado fiel da balança, PRS, decidiu integrar ao Governo do Baciro Djá, mas com pretensão e compromisso de ter um número significante de pastas no coletivo governamental, nas Direcções-Gerais bem como nos institutos e empresas públicas.
A posição foi revelada na tarde de sexta-feira 04 de Setembro em Bissau, no final da reunião da Comissão política Nacional num claro desafio a vontade de alguns dirigentes e militantes dos renovadores.
A decisão da integração do PRS ao governo foi votada por aclamação conforme rege os estatutos do partido com 70 votos ao favor e 02 contra, colocando o PAIGC na água da fervura da caçarola do Baciro Djá.
O Rispito.com soube duma fonte que o facto que motivou a adesão do PRS ao governo, tem a ver com garantia de poder ocupar 05 ministérios nomeadamente; O ministério da Energia e Industria, Ministério da Função Publica, ministério do Comercio, Ministério da Saúde Publica e o ministério da Justiça. E mais 05 Secretarias do Estado com destaque à Secretaria do Estado da Segurança Alimentar, Administração Hospitalar, Pesca, Ambiente e Tesouro. 
A mesma fonte avançou que o executivo de Baciro Dja, poderá ser conhecido ainda neste fim-de-semana.
A ginástica política vai mesmo acontecer antes da deliberação do Supremo Tribunal de Justiça pronunciar sobre a matéria.
A ver Vamos!
Rispito.com/Lai Balde, 04 de Setembro de 2015

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. na minha opiniáo, entregar dois instituiçáo chave do País a um Partido da Oposiçáo, numeadamente os Ministerio da Justiça e Secretaría de Tesouro é violar os principios eletorais em que foram permitido do que as impunidade que renava até aqui já téem pés ocultas e o medo que renava na nossa Populaçáo em que foram forçado á sobmeter de sabe quem sou?.
    Quanto ao Tesouro Publica, nem é preciso salhentar os dois periodos trágico na hitória da Guiné-Bissau entre os quais os anos 2000 á 2003, e a ultima trasiçáo de 2012 em que foram vandelizados os contas Publica/cofres do Estado.
    Até onde que vcs querem-nos levar?

    ResponderEliminar
  3. Esta atitude do PRS só demonstra o oportunismo político dos membros deste Partido! A fome de ganharem dinheiro custe o que custar! A Ganância pelo Poder e consequentemente a Ganância pelo Dinheiro Fácil! O PRS está atrás de todo este Problema que estamos a viver neste momento! Só o DSP é que andou a dormir todo este tempo e a ser enganado (?) por elementos cínicos desse Partido de OPORTUNISMO!

    Como cidadão estou triste e desiludido com tudo o que se está a passar no meu País! Um País onde os interesses do Povo são subalternizados e os interesses pessoais são valorizados! Um País onde os valores Morais não contam, são desvalorizados e os valores Materiais são Supervalorizados! Um País onde a Ética e o Moral são Espezinhados, Maltratados, Açoitados de forma descarada e Deitados no Lixo! Um país onde a Mentira é mais forte que a Verdade! Um País onde a Intriga, a Inveja, o Cinismo, a Falsidade, a Hipocrisia e a Traição coabitam de mãos Dadas! Um País onde a Lealdade, em todos os sentidos e quadrantes, não existe! Um País de Políticos Corruptos (em todos os sentidos), Mentirosos e Mafiosos!

    Este país e o seu Povo não merecem os Dirigentes que têm! A realidade que vivemos hoje não é aquela Sonhada por Amílcar Cabral e os seus Companheiros da Luta de Libertação Nacional!

    O DSP deve demitir-se da Liderança do P.A.I.G.C., pois falhou em toda a Linha! Confiou num Partido Oportunista para deixar de mobilizar e integrar os elementos do seu Próprio Partido no seio do Governo! Segundo Informações dos Militantes do PAIGC na cidade de Gabú, das vezes que o DSP foi à aquela Cidade, ele nunca pôs os pés na Sede Regional do PAIGC! E, para o meu espanto, segundo eles, ele ia a Sede Regional do PRS! São estes erros que o DSP menosprezou e que hoje o levaram a ter este resultado! Resultado que relega o PAIGC numa insignificância nunca vista na História do Partido! O JOMAV e o DSP foram e são TRAIDORES do PAIGC!

    Independentemente da decisão do STJ, o DSP deve colocar o seu lugar a disposição! Pois a aliança com o PRS ou o Governo de Inclusão, apesar de alguns resultados positivos, não lhe valeu nada! Só deu dissabores ao PAIGC e a ele (?) também! Criou tantos Inimigos dentro e os “amigos” de fora não lhe valeram nada!

    No fundo do meu Coração queria e quero a derrota do JOMAV em todas as vertentes possíveis! Pois ele é o autor-mor do afundanço do PAIGC! Deu a vitória das legislativas (passadas) ao PRS de mão beijada! Cá se faz e cá se paga, JOMAV!

    O DSP ainda tem muito que aprender da política Bissau-Guineense! Confiou e confia muito nas pessoas e naquilo que lhe dizem! Mas há um ditado que diz o seguinte: “Quem vê caras não vê corações!

    Isto que assistimos é uma roubalheira! O PAIGC não pode e nem deve permitir tamanha Humilhação! O DSP tem que arrepiar caminhos! Senão, ele que ponha o seu lugar a Disposição para o bem do Partido! O DSP, repito, falhou em toda a linha! Falhou na escolha do Presidente da República, falhou na escolha do PRS como parceiro no Governo, falhou na escolha/unificação dos deputados (pois senão o PRS não se atrevia a aceitar em entrar num Governo com a minoria de deputados!) e falhou na Unificação do Partido! Portanto, repito, independentemente da decisão do STJ, o DSP deve pôr o seu lugar a disposição! Pois um líder não pode falhar tanto! Um líder não pode estar indeciso sempre!

    Que Deus abençoe o PAIGC e o Povo da Guiné-Bissau

    Gabú Sara

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público