PRS decidiu integrar o governo do Baciro Djá
Após aturados momentos de avanços e recuos, intermediados com divergências e reuniões secretas no meio da crise política guineense, finalmente o considerado fiel da balança, PRS, decidiu integrar ao Governo do Baciro Djá, mas com pretensão e compromisso de ter um número significante de pastas no coletivo governamental, nas Direcções-Gerais bem como nos institutos e empresas públicas.
A posição foi revelada na tarde de sexta-feira 04 de Setembro em Bissau, no final da reunião da Comissão política Nacional num claro desafio a vontade de alguns dirigentes e militantes dos renovadores.
A decisão da integração do PRS ao governo foi votada por aclamação conforme rege os estatutos do partido com 70 votos ao favor e 02 contra, colocando o PAIGC na água da fervura da caçarola do Baciro Djá.
O Rispito.com soube duma fonte que o facto que motivou a adesão do PRS ao governo, tem a ver com garantia de poder ocupar 05 ministérios nomeadamente; O ministério da Energia e Industria, Ministério da Função Publica, ministério do Comercio, Ministério da Saúde Publica e o ministério da Justiça. E mais 05 Secretarias do Estado com destaque à Secretaria do Estado da Segurança Alimentar, Administração Hospitalar, Pesca, Ambiente e Tesouro.
A mesma fonte avançou que o executivo de Baciro Dja, poderá ser conhecido ainda neste fim-de-semana.
A ginástica política vai mesmo acontecer antes da deliberação do Supremo Tribunal de Justiça pronunciar sobre a matéria.
A ver Vamos!
Rispito.com/Lai Balde, 04 de Setembro de 2015
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarna minha opiniáo, entregar dois instituiçáo chave do País a um Partido da Oposiçáo, numeadamente os Ministerio da Justiça e Secretaría de Tesouro é violar os principios eletorais em que foram permitido do que as impunidade que renava até aqui já téem pés ocultas e o medo que renava na nossa Populaçáo em que foram forçado á sobmeter de sabe quem sou?.
ResponderEliminarQuanto ao Tesouro Publica, nem é preciso salhentar os dois periodos trágico na hitória da Guiné-Bissau entre os quais os anos 2000 á 2003, e a ultima trasiçáo de 2012 em que foram vandelizados os contas Publica/cofres do Estado.
Até onde que vcs querem-nos levar?
Esta atitude do PRS só demonstra o oportunismo político dos membros deste Partido! A fome de ganharem dinheiro custe o que custar! A Ganância pelo Poder e consequentemente a Ganância pelo Dinheiro Fácil! O PRS está atrás de todo este Problema que estamos a viver neste momento! Só o DSP é que andou a dormir todo este tempo e a ser enganado (?) por elementos cínicos desse Partido de OPORTUNISMO!
ResponderEliminarComo cidadão estou triste e desiludido com tudo o que se está a passar no meu País! Um País onde os interesses do Povo são subalternizados e os interesses pessoais são valorizados! Um País onde os valores Morais não contam, são desvalorizados e os valores Materiais são Supervalorizados! Um País onde a Ética e o Moral são Espezinhados, Maltratados, Açoitados de forma descarada e Deitados no Lixo! Um país onde a Mentira é mais forte que a Verdade! Um País onde a Intriga, a Inveja, o Cinismo, a Falsidade, a Hipocrisia e a Traição coabitam de mãos Dadas! Um País onde a Lealdade, em todos os sentidos e quadrantes, não existe! Um País de Políticos Corruptos (em todos os sentidos), Mentirosos e Mafiosos!
Este país e o seu Povo não merecem os Dirigentes que têm! A realidade que vivemos hoje não é aquela Sonhada por Amílcar Cabral e os seus Companheiros da Luta de Libertação Nacional!
O DSP deve demitir-se da Liderança do P.A.I.G.C., pois falhou em toda a Linha! Confiou num Partido Oportunista para deixar de mobilizar e integrar os elementos do seu Próprio Partido no seio do Governo! Segundo Informações dos Militantes do PAIGC na cidade de Gabú, das vezes que o DSP foi à aquela Cidade, ele nunca pôs os pés na Sede Regional do PAIGC! E, para o meu espanto, segundo eles, ele ia a Sede Regional do PRS! São estes erros que o DSP menosprezou e que hoje o levaram a ter este resultado! Resultado que relega o PAIGC numa insignificância nunca vista na História do Partido! O JOMAV e o DSP foram e são TRAIDORES do PAIGC!
Independentemente da decisão do STJ, o DSP deve colocar o seu lugar a disposição! Pois a aliança com o PRS ou o Governo de Inclusão, apesar de alguns resultados positivos, não lhe valeu nada! Só deu dissabores ao PAIGC e a ele (?) também! Criou tantos Inimigos dentro e os “amigos” de fora não lhe valeram nada!
No fundo do meu Coração queria e quero a derrota do JOMAV em todas as vertentes possíveis! Pois ele é o autor-mor do afundanço do PAIGC! Deu a vitória das legislativas (passadas) ao PRS de mão beijada! Cá se faz e cá se paga, JOMAV!
O DSP ainda tem muito que aprender da política Bissau-Guineense! Confiou e confia muito nas pessoas e naquilo que lhe dizem! Mas há um ditado que diz o seguinte: “Quem vê caras não vê corações!
Isto que assistimos é uma roubalheira! O PAIGC não pode e nem deve permitir tamanha Humilhação! O DSP tem que arrepiar caminhos! Senão, ele que ponha o seu lugar a Disposição para o bem do Partido! O DSP, repito, falhou em toda a linha! Falhou na escolha do Presidente da República, falhou na escolha do PRS como parceiro no Governo, falhou na escolha/unificação dos deputados (pois senão o PRS não se atrevia a aceitar em entrar num Governo com a minoria de deputados!) e falhou na Unificação do Partido! Portanto, repito, independentemente da decisão do STJ, o DSP deve pôr o seu lugar a disposição! Pois um líder não pode falhar tanto! Um líder não pode estar indeciso sempre!
Que Deus abençoe o PAIGC e o Povo da Guiné-Bissau
Gabú Sara