segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Greve de professores no arranque do ano lectivo

Ministério da Educação da Guiné-BissauEsta segunda-feira começou efectivamente o ano lectivo na Guiné-Bissau. Neste mesmo dia arrancou uma greve geral de 30 dias, convocada pelo Sindeprof. O sindicato apela o Governo a cumprir com o memorando assinado em Junho que previa o pagamento de vários meses de subsídios e salários em atraso.
O ano lectivo nas escolas públicas da Guiné-Bissau começou esta segunda-feira, no mesmo dia em que o Sindicato Democrático dos Professores Guineenses (Sindeprof) decidiu dar início uma greve geral de 30 dias.

A greve é, segundo o sindicato, a uma única forma encontrada para levar o Governo a cumprir com um memorando assinado em Junho que previa o pagamento de vários meses de subsídios e salários em atraso. O documento foi assinado pelo executivo liderado por Domingos Simões Pereira, entretanto demitido pelo Presidente José Mário Vaz.

Laureano Pereira, presidente do Sindeprof, não compreende o incumprimento do executivo e não aceita a “desculpa” de falta de verbas. O representante do Sindicato Democrático dos Professores Guineenses não entende como é que o Governo não tem dinheiro para pagar mil francos CFA de um subsídio mensal a cada professor, quando paga três milhões de francos CFA, como subsídio de representação, a cada um dos seus membros.

A paralisação foi convocada pelo Sindeprof mas é contestada pelo Sindicato Nacional dos Professores (Sinaprof), que considera a greve inoportuna, visto que um novo Governo acabou de entrar em funções.
Apesar da greve várias escolas públicas de Bissau funcionaram normalmente no período da manhã desta segunda-feira.
Rispito.com/RFI, 19/10/2015

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público