domingo, 29 de novembro de 2015

EFEITOS DE MUDANÇAS CIMATICAS E DA BIOSEGURANÇA DEBATIDO EM BISSAU 

O Inspetor-geral do Ambiente afirmou que as Mudanças Climáticas que são resultados do Aquecimento Global, constituem hoje em dia, a maior ameaça à vida na Terra e estão intimamente relacionadas com a Pobreza. 
Para mudar o cenario, Guilherme da Costa disse por isso que é preciso  Educar, Informar, formar e sensibilizar o público de uma forma geral sobre os fenómenos extremos climáticos, hidrológico e meteorológicos bem como dos efeitos adversos, sobretudo nos sectores produtivos, tais como a agricultura, florestas, recursos hídricos,  e na saúde pública.
“Devemos envolver todos os actores concernentes tanto estatais como os do Sector Privado através de uma abordagem participativa e inclusiva, neste processo.”
Da Costa que discursava a 29 de novembro na cidade de Canchungo durante a cerimónia de abertura do Seminário de Apresentação e Validação Técnica dos Relatórios Preliminares Novos Cenários Climáticos 2020 e 2050 da Guiné – Bissau, Estratégia de Comunicação Ambiental e Análise de Impacto Socioeconómico. no âmbito da Preparação da Terceira Comunicação Nacional à Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre às Mudanças Climáticas a decorrer em Paris, a  validação de quatro relatórios constitui  de importância capital na preparação da Terceira Comunicação Nacional.
Entre estes relatórios, figuram os de Novos Cenários Climáticos para os horizontes temporais de 2020 e 2050, elaborados pelo Instituto Nacional da Meteorologia com apoio técnico do Centro Regional AGRHYMET sedeado em Niamey–Niger que contribuirá para reforçar as Políticas Públicas do Estado da Guiné-Bissau em matéria de desenvolvimento durável e de luta contra as Alterações Climáticas, permitir dispor de informações meteorológicas e climatológicas disponíveis no país ao tempo util, para atenuar os impactos negativos  por forma a garantir a segurança alimentar as populações e reduzir a pobreza extrema no seio das comunidades rurais. 
De recordar que, igualmente, os Membros do Comité Nacional da Biossegurança e Biotecnologia Moderna votaram por unanimidade a Validação Técnica do 3º Relatório Nacional sobre a Implementação do Protocolo de Cartagena em matéria de Biossegurança do país.
Lai Balde-Correspondente, 29/11/2015

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público