sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Geraldo Martins reafirma o crescimento económico da Guiné-Bissau

O Ministro da Economia e Finanças, Geraldo Martins, embora com o atual entendimento politico conturbado, o governante está confiante na evolução da situação macroeconómica da Guiné-Bissau e afiançou o crescimento da economia nacional, perante arrecadação de receitas fiscais e execução orçamental do ano transato

Tendo em conta os dados do Fundo Monetário Internacional, a estimativa do crescimento de 2015 era de 4,7%, mas um pouco antes do termino do ano,  o prognostico subiu para 4,8%, contudo, Martins salienta que a crise política no país motivada pela queda do governo no mês de Agosto, conseguiu atingir a economia nacional afetando-a entre 0,2 a 0,3 % no crescimento do PIB.

Relativamente às receitas correntes entre 2011 a 2015, o Ministro das Finanças disse também que em 2015 foram recolhidos mais de 83 mil milhões e 423 milhões de Cfa. Para o Ministro estes dados reflectem que a tendência em termos de receitas correntes traduz-se no crescimento de receitas públicas, e aproveitou para confirmar que o seu ministério já liquidou todas as dívidas externas com parceiros da Guiné-Bissau.

No que respeita  à execução do OGE referente ao ano 2015, Geraldo Martins garantiu  que este ano o bolo investimento vai ter uma subida nos sectores da educação, saúde, obras públicas e defesa nacional. Uma vez que a  proposta do OGE 2016, indica uma previsão de receita  para 174 mil milhões de Francos Cfa, em detrimento dos 148 mil milhões de Francos Cfa do ano 2015.
Gerando Martins não pormenorizou sobre a dificuldade do entendimento da casa parlamentar, mas disse estar esperançado que o programa do governo vai ser aprovado pelos deputados para o bem do do país.
Rispito.com, 08/01/2016

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público