segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Tribunal regional de Bissau ordena anulação da decisão do Parlamento que suspendeu 15 deputados

O Tribunal Regional de Bissau ordenou hoje a suspensão imediata da deliberação da comissão permanente da Assembleia Nacional Popular (ANP, Parlamento) da Guiné-Bissau que suspendia de funções 15 deputados do PAIGC, partido no Governo.

Um despacho emitido hoje pelo juiz Lassana Camará, da vara cível do Tribunal Regional de Bissau, a que a Lusa teve acesso, deu como procedente a providencia cautelar intentada pelos deputados Abel da Silva, Adulai Baldé e Amido Keita, na qual, em nome dos 15 deputados do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).

Por solicitação do PAIGC, que os havia expulsado da condição de militantes, 15 deputados foram substituídos no Parlamento depois de se terem posicionado contra o programa do Governo, numa deliberação tomada pela comissão permanente da ANP a 15 de Janeiro.
Rispito.com/Destak, 08-02-2016

1 comentário:

  1. A. Keita
    Para os nossos juízes resolverem o problema deste “grupo dos 15 deputados” desviantes do PAIGC, eles terão que seguir o sentido ditado pela resposta dada a seguinte interrogação, em todos os regimes de democracia pluralista, multipartidária e parlamentar e do Estado de Direito bem-sucedidos do mundo.

    QUAIS SÃO OS PRINCÍPIOS ÉTICO-MORAIS QUE VINCULAM OU DEVEM VINCULAR IMPERATIVAMENTE A ATITUDE, COMPORTAMENTO E AS AÇÕES POLÍTICAS, SOBRETUDO, AÇÕES DE VOTAÇÃO DOS ELEITOS REPRESENTANTES DO POVO EM TODAS AS PARTES DO MUNDO?

    A resposta é, em última instância, quer dizer, em casos de dúvidas, as EXIGÊNCIAS DA CONSCIÊNCIA PÚBLICA. Porque os eleitos pelo povo, sim senhor, devem e têm a liberdade de voto segundo a sua consciência e sua convicção protegida pela constituição. Mas sempre, após tudo, no quadro dos princípios ético-morais da sua comunidade. Portanto, não segundo o bel-prazer de cada um.

    Sendo assim, a interrogação central que os nossos juristas têm que responder em última instancia neste “affaire” será o seguinte:

    O “GRUPO DOS 15 DEPUTADOS” DESVIANTES DO PAIGC, AO VOTAR A ABSTENÇÃO NO 23 DE DEZEMBRO DE 2015, COM AS DECLARADAS INTENÇÕES DE FAZER CHUMBAR O PROGRAMA DO GOVERNO DO SEU PRÓPRIO PARTIDO, AGIRAM OU NÃO EM CONFORMIDADE COM AS EXIGÊNCIAS DA CONSCIÊNCIA PÚBLICA BISSAU-GUINEENSES, DIANTE EXATAMENTE DA NECESSIDADE DE APROVAÇÃO OU NÃO DAQUELE DOCUMENTO NAQUELE DIA?

    Estou muito curioso em três sentidos neste momento. (1) se este assunto será dado o seguimento para a instância superior (STJ); (2) se os nossos juízes daquela instância irão interrogar-se neste sentido; (3) e, se se interrogarem, quais serão as suas respostas.

    Obrigado e que reine o bom senso.
    Amizade.
    A. Keita

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público