segunda-feira, 4 de abril de 2016


COMUNICADO DE IMPRENSA

 O Movimento Nacional da Sociedade Civil para a Paz, Democracia e Desenvolvimento, tomou conhecimento  através dos órgãos de comunicação social do conteúdo do despacho de Juiz Lassana  Camara em que solicita  o apoio da Secretaria de Estado de Ordem Publica para o cumprimento do  despacho de retoma dos 15 Deputados emanados na decisão da Comissão Permanente da ANP a substituição deles na  bancada do PAIGC das suas funções de parlamentares. Entretanto, não foi cumprido esse despacho, na medida em que os Deputados em referência foram impedidos de ter acesso a ANP, alegadamente por falta de colaboração da mesa de ANP e, por falta de acompanhamento dos agentes policiais.

Igualmente tivemos acesso o conteúdo de conferencia de imprensa do deputado do PRS, Eng. Sola Naquilim em que entre outros ameaçou mandar deter o Comissário Geral de Ordem Publica Brigadeiro General Armando Nhaga bem como o Secretario de Estado de Ordem Publica, Dr. Luís Manuel Cabral, segundo esse deputado por falta de colaboração com a Justiça.

Considerando a delicadeza que a crise despoletada na ANP tem vindo a causar o normal funcionamento do Estado em particular o funcionamento do Governo, o Movimento Nacional da Sociedade Civil tem encetado junto das partes  e dos titulares dos órgãos de soberania, diligencias proactivas com propósito de  uma solução politica da situação. 

Não obstante, essas diligencias de que a organização tem vindo a desenvolver, apreciamos a celeridade que o poder judicial tem vindo a dar o processo que envolve as partes desavindas da presente crise.  Porque acreditamos que independentemente do veredicto dos órgãos judiciais a resolução da crise passa necessariamente numa solução política, através de um dialogo franco e sincero, com um compromisso das partes.

Por conseguinte, a presente crise contempla na sua abordagem material, efeitos jurídicos e políticos, aos quais o equilíbrio de interesses deve constituir o pilar central para a sua resolução efectiva.
  
Na democracia os órgãos públicos têm como principais funções, protecção dos direitos fundamentais e garantir a paz e justiça social. Igualmente, as sociedades democráticas estão empenhadas nos valores da tolerância, da cooperação e do compromisso.

Em virtude do acima exposto, o Movimento da Sociedade Civil delibera os seguintes: 

1.     Lamentar a falta de colaboração institucional da Secretaria de Estado de Ordem Publica no sentido de cumprimento do despacho do Juiz Lassana Camara para retoma das funções dos 15 Deputados da ANP;
  
2.     Repudiar acto de ameaça proferido pelo Senhor Deputado Sola Naquilim que insinua a possibilidade de detenção de Secretario de Estado e Comissário Geral Ordem Publica visto que compete aos tribunais enquadrarem quaisquer falta de colaboração com os órgãos jurisdicionais;

3.     Exortar as partes a maior contenção e respeito as leis, a constituição da Republica, por forma, a preservar o clima de tranquilidade e paz que se vive no país.

4.     Apelar, mais uma vez, a população em geral no sentido de manter a calma e serenidade necessária confiando na resolução eficiente deste caso.
  
Bissau, 04 de Abril de 2016. 
A Direcção Nacional
       
                                                                                                  


Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público