quinta-feira, 26 de maio de 2016

Baciro Dja acaba de ser nomeado PM da Guiné-Bissau

José Mário Vaz acaba de nomear Baciro Dja num decreto presidencial como novo Primeiro Ministro.
Neste momento o Palácio da Republica da Guiné-Bissau está ferro e fogo jovens atirando pedras garrafas incendiando pneus contra o Decreto Presidêncial que nomeia Baciro Dja como Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau.

As foras da segurança detiveram vários jovens e o correspondente do Rispito.com está neste momento  num cantinho a espreitar toda a turbulência e episodio que marca a atualidade no país.
A praça dos heróis Nacionais (Império) está cercada de um dispositivo de segurança fortemente armado até aos dentes a proteger o Palácio da Republica.


1 comentário:

  1. A. Keita

    Os Governos constituídos na Guiné-Bissau no nosso passado bem recente, na base de MAIORIAS ABSOLUTAS EX POST eleição, criadas pelos ARRANJOS conseguidos via recurso aos JOGOS DE DISSIDÊNCIA, nunca foram capazes de instituir e instalar uma governação estável. Os exemplos dos casos tidos na VI e VII legislaturas falam por si, indicando apenas estes.

    Foram no caso da primeira, a VI legislatura, os seguintes: 2º, 3º e 4º Governos do PRS e/ou do então PR Koumba Yalá. Nenhum conseguiu safar 12 meses de governação no posto. Não obstante dos seus ARRANJOS e tudo mais. Demitidos todos.

    O 1º fora de outra natureza. Tinha sido constituído na base do respeito dos princípios B-A-BA da democracia liberal. Um Governo de Coligação PRS e RGB/MB. Foi estragado após 7 meses e 17 dias de exercício pelas interferências do Presidente Koumba (Perguntem o Sr. Hélder Vaz).

    Criou-se após tudo o 5º, o verdadeiro Governo do Presidente Koumba. Da iniciativa presidencial. Findou-se após 10 meses e 14 dias de exercício no Golpe de Estado militar de 14 de Setembro de 2003. Presidente Koumba nunca mais pôde tornar-se Presidente. Acabou.

    Enquanto a VII legislatura, viu-se suceder: o 1° Governo Minoritário do PAIGC dirigido pelo CADOGO Jr. (tinha maioria relativa de 45 mandatos sobre 100); 2º dito de “Fórum” e 3º dito de “Pacto”. Todos formados na base de ARRANJOS conseguidos via recurso aos JOGOS DE DISSIDÊNCIA. Às escondidas no primeiro caso e às abertas no segundo e terceiro. Governaram com uma permanência média de 13 meses cada. Todos demitidos pelo Presidente ou censurados pelo parlamento.

    O 4º foi de iniciativa presidencial do então Sr. General Presidente Nino. Esteve apenas 4 meses no leme. Veio as eleições. Ganhas então pelo PAIGC esta vez com uma maioria absoluta de 67 mandatos sobre 100. Mas ai, não foi suficiente para acabar com o mal de instabilidade e tudo mais tendo sido já tão semeado com tantas JOGADAS DE DISSIDÊNCIA e sei lá o que ainda. As tensões acumuladas na legislatura descarregaram-se no início da outra, seguinte, a VIII. Dois meses e pico após seu arranque, nas catástrofes dos dias 01/02 de Março de 2009. Non comment.

    Mas como não se aprendeu nada, está-se a assistir as mesmas e idênticas cenas rek! JOGADAS DE DISSIDÊNCIA; criação de ARRANJOS e MAIORIAS ABSOLUTAS EX POST eleição, INSTABILIDADE SEM PARAR. É a fórmula. Também no anunciado pelo presente decreto. Repetição, se faz assim por interesses mesquinhos desde já há 21 anos. Nada de novo. Tristeza.

    Obrigado e boa sorte a todos nós bissau-guineenses (Mulheres e Homens).
    Rezemos para que a tranquilidade, paz e estabilidade governativa se instale neste nosso querido país do povo bom, a Guiné-Bissau.
    Amizade.
    A. Keita

    P.S.: Este presente Governo todavia, começa com uma “inovação”, nunca registado no passado no nosso país em casos semelhantes. Começa com o derramamento de sangue. Estou triste. Muito chocado e triste. Profundamente, triste.

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público