sexta-feira, 17 de junho de 2016

PR empossa quatro membros de governo 

O Presidente da Republica José Mário Vaz conferiu posse esta sexta-feira 17 de Junho ao Botche Candé como Ministro da Administração Interna, Soares Sambú Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades, Epifânio Carvalho de Melo como ministro dos Recursos Naturais e José Adelino Vieira para a Secretaria de Estado do Orçamento e Assuntos Fiscais.
Falando no acto, o PM Baciro Dja qualifica Botche Cande de um patriota comprometido com o país e ao povo. “Nós somos para o diálogo, temos que encontrar consenso para que o PAIGC se reconcilie.”
Baciro Dja disse desconhecer as tentativas de detenção do ex-Secretário de Estado da Ordem Publica, Luís Manuel Cabral.
Satisfeito por ser conferido posse como governante, Botche Candé disse o momento é de trabalho e não de palavras. Adiantando ter endereçado uma carta à direção do PAIGC sobre a sua participação no Governo de Baciro Dja, e ter sido recebido uma resposta por parte do partido, mas que não revelou.  
A integração de Botche cande no Governo de Baciro Dja constitui um rude golpe ao PAIGC e uma apunhalada dura ao Domingos Simões Pereira (DSP).
Rispito.com/Lai Balde-correspondente, 17-06-16

3 comentários:

  1. A. Keita

    Existem alguns princípios BÊ-Á-BÁ’s da Democracia Parlamentar Representativa sem as quais este tipo de regime não pode funcionar na estabilidade. Pode-se fazer o que quiser.

    Um deles é este: o combinado dos três princípios centrais de fidelidade, disciplina e compromissos de lealdade partidários, a saber: (1) o princípio de fidelidade e disciplina partidárias (a respeitar irrestritamente por todos os militantes de um partido político; (2) o imperativo do respeito irrestrito do princípio dos compromissos programáticos partidários (a respeitar irrestritamente pelo partido representado pela sua direção em exercício em cada período) e; (3) o imperativo do respeito irrestrito dos compromissos assumidos para com assuntos programáticos relevantes do partido (a respeitar por cada um dos militantes responsáveis ou dirigentes dos partidos políticos, investidos em postos de responsabilidade em como eleitos representantes do povo em nome das suas agremiações).

    O menosprezo/desrespeito deste conjunto de princípios, por exemplo, via, recurso às jogadas de dissidência; subterfúgio na categoria do deputado independente e tudo mais; criação de arranjos (acordos) e “maiorias absolutas” ex post eleição (ilegais) no Parlamento; criação de Governos de bel-prazer (porque não controlados e fiscalizados por ninguém), nunca levou ao funcionamento desejado nenhum na Guiné-Bissau. O nosso país conheceu 9 Governos do género no nosso passado recente nas V, VI e VII legislaturas. Todos findaram muito mal. Sem nenhum ter cumprido o período governativo visado. O Sr. Soares Sambú sabe bem isto. Participou em alguns.

    Por isso estou muito cético enquanto às possibilidades deste Governo de poder tirar o nosso país na situação em que se encontra já há quase 10 meses neste momento. Pois resultante desta via do menosprezo/desrespeito antes aludido não trará senão, tal como nos casos do nosso passado, mais um feio empurrão no sentido de mais um bocadinho de atraso.

    Obrigado e boa sorte a todos nós bissau-guineenses (Mulheres e Homens).
    Que a tranquilidade, paz e estabilidade governativa se instale neste nosso querido país do povo bom, a Guiné-Bissau.
    Amizade.
    A. Keita

    ResponderEliminar
  2. Desculpe, sem querer ofender, você quer dizer restrito ou irrestrito?

    ResponderEliminar
  3. A. Keita

    É mesmo irrestrito. Quer dizer, os tais princípios devem ser respeitados sem restrição nenhuma. Irrestritamente. Lê por favor com mais atenção.
    Muito obrigado.

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público