quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Liga acusa militares da Guiné-Bissau de violarem direitos humanos

A Liga Guineense dos Direitos Humanos guineense acusou os militares de espancamentos, detenções arbitrárias, assassínio e desrespeito pelos tribunais, num relatório hoje apresentado.

O presidente da Liga, Augusto da Silva, apresentou o relatório sintetizado num livro de 124 páginas reportando casos ocorridos entre 2013 e 2015 que violaram os direitos fundamentais dos cidadãos guineenses.

Para a Liga, as forças de defesa e segurança, em vez de defenderem os cidadãos, são as primeiras, em muitos casos, a violentarem, agredirem ou desrespeitarem as instituições judicias, contribuindo para o aumento da "vindicta privada" - vingança pelas próprias mãos.

Augusto da Silva fala mesmo na "sobreposição da classe castrense sobre a classe política", acabando os militares por ditar regras sobre o setor judiciário, impedindo a comparência de pessoas num tribunal ou ordenando o encerramento de diligências judiciais.

A Liga admite terem ocorrido casos em que os magistrados se sentiram intimidados perante o poder dos militares para deixarem cair processos em andamento.

Para a Liga, a atuação dos militares deve-se, em parte, "a um problema estrutural" derivado do facto de as forças armadas guineenses serem um "corpo com a pirâmide invertida" contando com mais oficiais superiores (41% de efetivos) que as restantes categorias.

Os oficiais subalternos constituem 13% de efetivos, os cabos representam 24%, enquanto os soldados são 19%, refere o relatório da Liga dos Direitos Humanos.

A desproporção leva a que a classe fuja do controlo da sua própria hierarquia e dos poderes civis, na medida em que os militares se sentem no direito de cometer atos sem serem punidos, acrescenta a Liga.

A organização de defesa dos direitos humanos critica também a atuação dos Serviços de Informação do Estado (SIS, a "secreta" guineense) que acusa de praticar atos contrários à sua natureza, nomeadamente interrogatórios e detenções arbitrárias.

Partilhar o artigo Liga acusa militares da Guiné-Bissau de violarem direitos humanos   Imprimir o artigo Liga acusa militares da Guiné-Bissau de violarem direitos humanos Enviar por email o artigo Liga acusa militares da Guiné-Bissau de violarem direitos humanos Aumentar a fonte do artigo Liga acusa militares da Guiné-Bissau de violarem direitos humanos Diminuir a fonte do artigo Liga acusa militares da Guiné-Bissau de violarem direitos humanos Ouvir o artigo Liga acusa militares da Guiné-Bissau de violarem direitos humanos
Rispito.com/Lusa, 10-11-2016

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público