domingo, 20 de novembro de 2016

Umaro Sissoco promete falar com todos os partidos

O novo primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco, prometeu falar com todos os partidos representados no parlamento para incentivá-los a acabarem com a crise política que assola o país há 15 meses.

Empossado no cargo na sexta-feira pelo Presidente guineense, José Mário Vaz, o novo primeiro-ministro viajou  para Senegal com vista dar o ponto de situação da política interna ao líder senegalês, Macky Sall.

Naquela que foi a sua primeira declaração pública, feita em crioulo, Umaro Sissoco afirmou que tudo irá fazer "para acabar com as querelas" entre os políticos, a começar pelos cinco partidos representados no Parlamento, nomeadamente, PAIGC, PRS, PCD, UM e PND, para lhes mostrar que "o país está acima de todos e que é chegada a hora de acabar com as desavenças". Para isso, mostrou-se disponivel a "contar com todos os guineenses, estender a mão a todos" para promover o desenvolvimento de um país que considera "atrasado em todos os domínios".

Uma viagem de ida e de volta feita com o presidente do parlamento, Cipriano Cassama, no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira de Bissau, Cassama reafirmou e reafirmou apoio parlamentar ao Governo de Umaro Sissoco, "desde que tenha um programa virado para resolver os problemas do povo", razões pelos quais irá lançar um convite a toda classe politica para contribuir no desbloqueio do parlamento.
Garantiu que no regresso dessa curta visita de concerto ambos chegaram encorajados na possibilidade de conseguirem virar a pagina e de transformar esse longo ciclo de crise, para um entendimento e trabalho serio para o bem do país

Cipriano Cassamá anunciou para próxima semana a retoma dos trabalhos do Parlamento - que tem estado bloqueado há mais de seis meses devido às divergências entre os partidos - tendo salientado tratar-se de uma sessão ordinária.
Rispto.com/Lusa, 20-11-2016

3 comentários:

  1. Imagine, Sô Premiê Sissoco: apita-se a entrada para a perpetração de mais e mais atos de instabilidade governativa na Guiné-Bissau e ninguém vai! Imagine! Não haveria situações de instabilidade nenhuma.

    Por isso digo-lhe, assim não dá Sô novo Premiê! Não dá. Primeiramente, vai-se nos arranjos e mais arranjos interesseiros para criar ou sustentar a instabilidade e depois aparece-se com discursos de ir falar com outros para tirar o país da situação de instabilidade. Não dá! "NÃO PODEMOS METER UMA COBRA DEBAIXO DA CAMA E DEPOIS GRITAR QUE ESTÁ LÁ UMA COBRA QUE NOS QUER PICAR" (Amilcar Cabral, PAIGC, Reunião do Conselho Superior da Luta - 9 a 16 de Agosto de 1971 - Sobre a agressão à República da Guiné e os acontecimentos ulteriores nesse país; doc. não publicado na posse do autor, p. 27).

    Obrigado.
    Boa sorte para todos nós bissau-guineenses (Mulheres e Homens).
    Que reine o bom senso.
    Amizade.
    A. Keita

    ResponderEliminar
  2. Senhor A.Keita
    Não lhe percebi...explique se melhor.
    Convém não confundir a opinião pública com declarações for do contexto.
    VOLTAREI.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe Ilustre meu caro, a mensagem é directamente endereçada ao nosso novo Sô Premiê Sissoco. Ele vai perceber, se ler. Pois disse que é um especialista de geo-político estratégia. Vai perceber. Não preocupe Sô Ilustre Anónimo.

      Obrigado.
      Boa sorte para todos nós Bissau-guineenses (Mulheres e Homens).
      Que reine o bom senso.
      Amizade.
      A. Keita

      Eliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público