segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Umaro Sissoco entrega programa do Governo à Cipriano Cassamá

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, entregou nesta segunda-feira ao líder do Parlamento guineense, Cipriano Cassamá, o seu programa do Governo.
O governante disse esperar que o documento seja brevemente debatido em sessão plenária do órgão.
Em curtas declarações aos jornalistas depois de uma audiência de cerca de uma hora com Cipriano Cassamá, o líder do Governo guineense disse ter passado em revista a situação do país e agora espera que o programa seja analisado nos órgãos competentes antes de ser submetido à plenária da Assembleia Nacional Popular (ANP).
Antes de receber das mãos de Umaro Sissoco Embaló o programa de Governo, Cipriano Cassamá entregou ao primeiro-ministro uma cópia da Constituição da Guiné-Bissau, bem como o regimento de funcionamento da ANP.
Os dois dirigentes têm vindo a público trocar acusações e ameaças, com Cassamá a anunciar que o Parlamento não irá debater o programa do Governo, que considera ilegal, e com Umaro Sissoco Embaló a afirmar que o documento será discutido e aprovado.Cipriano Cassamá tem dito que tal só ocorrerá mediante o uso de força.
Em resposta nesta segunda-feira aos jornalistas, Umaro Sissoco Embaló afirmou que "em nenhum momento irá permitir um assalto à sede da Assembleia" e sublinhou que aquela é a casa do povo, onde trabalham os deputados.
O primeiro-ministro disse que o encontro decorreu de forma cordial por se tratar de "uma conversa entre irmãos do mesmo partido".
Umaro Sissoco Embaló prometeu ainda que vai inteirar-se das razões que levaram o ministro do Interior, Botche Candé, mandar substituir o corpo de segurança no Parlamento, sem consentimento de Cipriano Cassamá, situação que o primeiro-ministro disse lamentar.
Rispito.com/Angop, 06-02-2017

1 comentário:

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público