sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

UMARO SISSOCO GARANTE APROVAÇÃO DO SEU PROGRAMA DE GOVERNO E NINGUÉM É CAPAZ DE IMPEDIR SESSÃO PARLAMENTAR

Apesar de toda a incompreensão e desentendimento entre os políticos no que respeita a convocação de sessão parlamentar que permite a discussão e votação do programa do governo, que por sinal já anda a margem do prazo legal. 

O Primeiro-ministro guineense Umaro Sissoco reaparece na comunicação social minimizando o facto e afirma confiante na aprovação do seu programa de governo.
Numa entrevista exclusiva a RDP África, Umaro Sissoco disse que o cumprimento de acordo de Conacri não passa de reintegração dos deputados expulsos do PAIGC no partido e não a nomeação de um novo Primeiro-ministro e um novo governo.

Sissoco disse que nomear um PM não é feito em simples brincadeira sentado numa mesa de diversão, porque Guiné-Bissau não é um mercado mas sim um estado e que deve ser tido como tal.

Depois de garantir que o seu governo está com uma base parlamentar sustentada pela maioria dos deputados da nação, Umaro Sissoco enumerou estar do seu lado toda a bancada de PRS, dos 15 expulsos de PAIGC e mais o único deputado de PND. Contudo assegura que tem sessenta deputados, um total suficiente para lhe aprovar todos os instrumentos precisos para o legitimar. 

Ao garantir que vair recorer ao parlamento para fazer valer o seu programa, Sissoco disse que Comissão permanente de ANP é uma simples fantochada, porque o mesmo não pode e nem tem legitimidade de impedir a convocação de sessão plenária. 

Por fim, o chefe do governo afirma com toda confiança, garantido com muita convicção de que a sessão vai reunir em breve os deputados no parlamento e que ninguém será capaz de impedir e nem contrariar isso.
Rispito.com, 17-02-2017



6 comentários:

  1. Bom So "Premiê", tudo bem. A ver vamos. "Ninguém irá para Lisboa", se diz em nosso bom Kriol. Va! O tempo já passou. Não continue a espera e no blablá, porque seu elenco já entrou na ilegalidade desde há dias. Sabe? Um facto previsível desde o primeiro dia da "progenição" deste seu “Governo de Iniciativa Presidencial” (Cif., http://paginaglobal.blog
    spot.ch/2016/11/guine-bissau-bloqueio-institucional.html; revisitado, 17.02.2017:23h40).

    Obrigado.
    Desgraça.
    Mas mesmo assim, boa sorte, para todos nós, bissau-guineenses (Mulheres e Homens). Gente da Terra do POVO BOM.
    Amizade.
    A. Keita

    ResponderEliminar
  2. só o jomav é que sabe explicar aos guineenses quem é o 1º ministro sissoco...sinceramente dá pena ver os nossos politicos sem nenhum caracter de dignidade...triste !!!!

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Todos guineenses São capazes de dirigir o nosso pais, Gálvez os que nao tem a guine nos seus coracoes. Sissoko, JOMAV sempre a frente para o aranque do PAIS. Abaixo a corupcao. as Leis sao bem claras o artigo 138 e 139 do regimento da ANP, alinéas 1 e 2 de ambas. E n'a constituicao da republica,Capipulo VIII, alinéa d) competencia do Présidente da republica, newtas bases o PR tem toda prorogativas de convocar a ANP extraordinaria por TER os factos que o justifiquem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vocês está equivocado Ilustre Sr. Biague. Equivocado na sua leitura que faz do ordenado na nossa Constituição e nas demais, desta derivadas leis, normas e regras procedimentais regedores do funcionamento da nossa ANP. Pois o assunto do aspeto do problema aqui em pauta, o AGENDAMENTO (OU NÃO) DO PROGRAMA DE GOVERNO E DO ORÇAMENTO GERAL DE ESTADO para o efeito dos seus debates e tudo mais na ANP (no seu Órgão da Plenária), já foi levado ao Supremo Tribunal de Justiça (STJ) nesta presente IX Legislatura durante a "era" do 2°. Governo da Iniciativa Presidencial (vulgo "Governo de Baciro Djá - bis"; o presente é o 3°, vulgo “Governo Sissoco”). E tudo ficou esclarecido (Cif., a decisão do Acórdão N° 2/2016 do STJ do 16 de Setembro de 2016). Pode ir ler por favor este indicado texto, anexado na seguinte publicação do dia 27 de Setembro deste blogo “Rispito” (http://www.rispito.com/; acessado, 28.09.2016).

      Obrigado.
      A todos os intelectuais e à elite governante Bissau-guineense e demais gente comentadora, POR UM DEBATE DEMOCRATICO, SÉRIO E HONESTO.
      Que reine o bom senso no nosso país querido do POVO BOM, a Guiné-Bissau.
      Amizade.
      A. Keita

      Eliminar
  5. realmente o pr tem muitas prorogativas só que infelizmente em esta circunstâcia do actual governo o jomav já nao o poder para legitimar o governo de sr sissoco...o elenco governativo já dever voltar para casa !!!

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público