quarta-feira, 29 de março de 2017

Pesca ilegal de 90 barcos na Zona Económica Exclusiva da Guiné-Bissau

O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, denunciou hoje que 90 barcos estão a pescar de forma ilegal na Zona Económica Exclusiva (ZEE) do país e disse que "alguém está a ganhar" com a prática, mas não identificou quem.
Image result for pesca ilegal na guine bissauO líder guineense fez a revelação à margem de uma visita que efetuou a um navio da organização ambientalista Greenpeace que se encontra em digressão a vários países da costa ocidental de África para promover a pesca sustentável.
José Mário Vaz disse que tem vindo a denunciar a delapidação de recursos naturais do país, mas agora está na posse de informações que indicam o número de barcos que pescam ilegalmente na ZEE guineense.
"Noventa barcos a pescarem de uma forma ilegal, isso é extremamente grave para o país. São 90 escolas que estamos a perder, são 90 hospitais que estamos a perder, são 90 estradas que estamos a perder", observou o Presidente guineense.
Related image
Ainda referiu que com o dinheiro gerado com a atividade daqueles barcos, muitos guineenses poderiam ser ajudados a superar as suas dificuldades diárias.
"É de uma grande tristeza, o país nestas situações não pode avançar. Alguém está por detrás de tudo isto. Alguém está a ganhar com tudo isto e o país continua a perder", notou José Mário Vaz.
O Presidente guineense afirmou que para combater essas ilegalidades tem vindo a dizer que o dinheiro do Estado deve ser todo guardado nos cofres do Estado, um princípio que, considerou, ainda não é compreendido por muita gente.
"Medidas devem ser tomadas, serão tomadas. Vou falar com o primeiro-ministro para que medidas sejam tomadas, doa a quem doer", precisou José Mário Vaz que volta a pedir aos guineenses que fiscalizem mais e melhor as riquezas do país.
Rispito.com/Lusa, 28-03-2017

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Afinal, o número de barcos referente a este ato ilegal diminui-se nos nossos mares em relação a este de apenas 90. Porque, pouco antes do fim da Guerra de 7 de Junho de 1998, fontes credíveis avançavam o número da presença de mais de 300 barcos da pesca ilegal nas nossas águas territoriais. Na altura, dizia-se mesmo que em certas zonas até, parecia-se estar nas cidades de Europa ao pôr-do-sol e ao anoitecer. Pelos vistos, a “coisa” diminuiu-se agora de 70% em 19 anos.

    E então? Para fazermos o que com esta info vindo do próprio So Presi da República em segunda mão? Para chorarmos ou para metermo-nos a rir-se de nós mesmos. Onde está a nossa FISCAP e o próprio Ministério das Pescas? Brincadeira!

    Bom, em todo o caso, não são com estes tipos de denúncias que vamos arrancar para a construção deste nosso país. Nada!

    Ao So Presi, que faça melhor de acabar com esta situação de confusão reinante no nosso país inteiro, tocando portanto também os nossos mares, já há 20 meses. Que ele mesmo ajudou criar e continua sustentar com atos infelizes, tal como este presente da recusa do cumprimento dos compromissos assumidos solenemente com a assinatura do Acordo de Conakry. Acaba-se com esta situação de confusão para se começar a governar o país. Pois é, lá onde não é governada, de facto, porque só reina a confusão, não se controla em lado nenhum e muito menos se fiscaliza.

    Portanto, ao So Presi por favor de deixar este género de denúncias para a gente com funções e o trabalho cobrindo a tal área: os “Whistleblowers”, ativistas de “social-médias”, jornalistas e tudo mais. A sua toda a preocupação neste momento deve ser, fazer o bom uso do seu PODER MODERADOR que a nossa Constituição de lhe atribui para acabar com a confusão reinante no nosso país inteiro por todos os lados. E agora, até lá, nos nossos mares (se essa info que avança em segunda vier confirmar-se como certa).

    Obrigado.
    Que tenhamos bom senso.
    Boa sorte a todos nós bissau-guineenses (Mulheres e Homens).
    Que Todo o Poderoso ilumine o espírito do nosso So Presi.
    Para que a tranquilidade, paz e estabilidade governativa se instale neste nosso país querido do Povo Bom, a Guiné-Bissau.
    Amizade.
    A. Keita

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público