quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Guiné-Bissau celebra Festa do Tabaski sexta-feira

Image result for festa de tabaskiImage result for festa de tabaskiO presidente da União Nacional dos Imames da Guiné-Bissau, Aladje Abubacar Djaló, confirmou que a festa do Tabaski no país vai realizar-se na sexta-feira.

"A lua foi vista na terça-feira, concretamente em Gabu, por isso marcamos os festejos para o dia 01 de setembro", afirmou Aladje Abubacar Djaló citado pela Rádio Sol Mansi.

Aladje Abubacar Djaló precisou também que a data reúne o consenso das organizações islâmicas do país, nomeadamente a União Nacional dos Imames e dos conselhos nacional e superior islâmicos.

No Senegal, a comissão nacional declarou que o Tabaski vai ser celebrado a 02 de setembro, mas a Associação para a Promoção da Astronomia estimou que deverá ser a 01 de setembro.

O Tabaski ou a Festa do Sacrifício é uma reunião de família durante a qual cada chefe de família sacrifica um carneiro e divide a carne entre os seus e os vizinhos.

A festa, realizada depois de se ter realizado a peregrinação a Meca, pretende relembrar quando Abraão tentou sacrificar o seu filho a pedido de Deus, que acabou por o impedir.
Rispito.com/DN, 31-08-2017

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público