sexta-feira, 25 de agosto de 2017

 Modibo I. Touré aponta desenvolvimentos positivos a nível politico na Guiné-Bissau

O Representante Especial do Secretário-Geral da ONU na Guiné-Bissau, Modibo I. Touré, saudou nesta sexta-feira no Conselho de Segurança os actores políticos da  Modibo I. Touré por desenvolvimentos positivos.
"Nas últimas semanas, o tom da cobertura mediática acalmou e o diálogo para resolver o impasse político, dentro do Acordo de Conakry, foi retomado. Em julho, pela primeira vez desde 2015, aconteceram discussões entre o presidente da Republica, o primeiro-ministro, o presidente da Assembleia Nacional e os líderes dos principais partidos políticos", enumerou Touré.
O responsável disse que a resolução do conflito guineense "requer o compromisso e apoio continuado" da comunidade internacional, mas que acredita "existirem hoje as condições essenciais para implementação do acordo." 
O Acordo de Conakry prevê a formação de um governo consensual integrado por todos os partidos representados no parlamento e a nomeação de um primeiro-ministro de consenso e de confiança do chefe de Estado, entre outros pontos.
O Representante Especial disse que o Conselho de Segurança, junto com os Representantes da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), devem exigir ao presidente da Guiné-Bissau que cumpra o calendário do acordo, chegando a uma solução de governação para o país até Setembro.
Modibo I. Touré disse ainda que "se começa a entrar num período eleitoral sensível, com eleições legislativas e presidenciais agendadas para 2018 e 2019" e que "devem ser tomadas medidas para criar um ambiente propício à realização de eleições livres, pacíficas e credíveis."
O emissário da ONU destacou outros desenvolvimentos positivos, como no combate ao tráfico de droga e respeito dos direitos das mulheres, mas disse que "progresso na implementação da reforma do sector de segurança tem sido lento."
Quanto à economia do país, lembrou que as previsões apontam para um crescimento de 5.2 por cento do PIB e que o FMI aponta "progressos notáveis na melhoria da estrutura macroeconómica e na gestão da despesa pública."
"Melhor mobilização dos recursos domésticos, na ausência de um orçamento, permitiram o pagamento regular dos salários da função pública", nota Touré.
O Representante Especial disse ainda que os líderes internacionais, sobretudo da CEDEAO, devem aproveitar a sua ida a Nova Iorque em Setembro, para a Assembleia Geral da ONU, para realizar um encontro sobre a Guiné-Bissau.
Na mesma sessão do Conselho de Segurança, o director do Gabinete das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau, Mauro Vieira, elogiou o trabalho do grupo de mulheres facilitadoras da Guiné-Bissau, constituído por 10 mulheres e criado para facilitar o diálogo entre os vários responsáveis políticos.
"Tem sido uma medida eficiente para construir confiança e teve um efeito positivo no aliviar de tensões. Também foi instrumental para abrir linhas de comunicação entre diferentes atores, que não falavam directamente há mais de um ano", disse o embaixador do Brasil na ONU.
Rispito.com/Angop, 25-08-2017

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público