terça-feira, 1 de agosto de 2017

PR reúne-se com empresários e bancos para organizarem grande importação de arroz

Image result for jose mario vaz e empresarios da guine bissauO Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, reuniu-se hoje com empresários guineenses e representantes dos bancos do país para delinearem uma operação de importação de arroz para abastecer o mercado guineense até ao início do próximo ano.
"Há preocupação, sobretudo, com a escassez do 'stock' de arroz que se encontra no país e o senhor Presidente prometeu que ia chamar os bancos para juntamente concretizarmos uma grande importação de arroz para abastecermos o mercado, porque a situação não vai melhorar até Janeiro, Fevereiro do próximo ano", afirmou Agnelo Regala Lima de Gomes, que falava em nome dos empresários.
Segundo o empresário, a importação visa também baixar o preço do arroz na Guiné-Bissau.
"Estamos a pensar até Janeiro tentar uma importação entre 45 mil e 50 mil toneladas divididas em duas partes, porque o nosso porto não consegue albergar navios de grande porte", disse, sublinhando que a operação ainda vai ser definida em conjunto com os bancos.
O melhor do Diário de Notícias no seu email
Agora pode subscrever gratuitamente as nossas newsletters e receber o melhor da atualidade com a qualidade Diário de Notícias.
Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), a produção mundial de arroz de 2016 deverá totalizar 751,9 milhões de toneladas, mais 3,9 milhões de toneladas do que as previsões feitas em Dezembro.
No boletim sobre a produção de arroz no mundo de abril de 2017, a FAO refere que a produção aumentou devido às normais condições meteorológicas registadas durante a campanha, especialmente na Ásia, que deverá impulsionar a recuperação mundial.
Para 2017, a FAO prevê uma produção mundial de arroz de 758,9 milhões de toneladas, o que indica uma desaceleração do ritmo de produção na próxima campanha.
Depois de terem diminuído durante anos consecutivos, a FAO prevê um aumento das exportações no ano civil de 2017, devido à compra de arroz feita por alguns países de Ásia e de África.
Rispito.com/Lusa,01-08-2017



Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público