sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Jovens criam Liga dos Amigos dos Hospitais na Guiné-Bissau

Image result for hospital militar de bissauA organização não-governamental guineense Tchintchor apresentou, no Hospital Militar de Bissau, o projecto Liga dos Amigos dos Hospitais da Guiné-Bissau, que tem como objectivo apoiar os serviços hospitalares do país.
"É um projecto de apoio aos serviços hospitalares e nesta primeira fase vamos servir refeições durante o período da manhã e da tarde e disponibilizar voluntários para passarem algum tempo com os doentes do Hospital Militar", afirmou quinta-feira à Lusa Saibana Baldé, um jovem que estudou em Lisboa e regressou recentemente à Guiné-Bissau, onde criou a Tchintchor.
O projecto, que numa primeira fase vai decorrer apenas no Hospital Militar de Bissau, é feito em parceria com o grupo de jovens guineenses na diáspora, denominado "Irmandade para o Progresso", que angaria donativos financeiros e materiais para a Tchintchor o executar.
"Os jovens querem contribuir para o desenvolvimento do país e uma oportunidade de agirem através da solidariedade com as pessoas doentes", disse Saibana Baldé.
Segundo o responsável, o projecto foi inspirado em Portugal na sua experiência como voluntário no Hospital do Montijo através da Liga dos Amigos daquela unidade de saúde.
"Achámos que podia ser importante aplicar o mesmo na Guiné-Bissau. Escolhemos este hospital para ver como vai correr, o que depois pode ser melhorado e para expandir para outras regiões", explicou.
Para o jovem guineense, a Guiné-Bissau ainda tem muitas deficiências na disponibilização de serviços de saúde, defendendo que apesar de se terem registado melhorias na assistência em Bissau ainda é preciso dar mais atenção à saúde no interior do país.
Rispito.com/Lusa, 08-09-2017

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público