sexta-feira, 6 de outubro de 2017

ONG suspeita de burla envia material hospitalar e livros para Guiné-Bissau

Image result for ajuda humanitaria de roupaA Organização Não-Governamental (ONG) Viver 100 Fronteiras, indiciada de burla e fraude fiscal por desviar roupa doada para fins humanitários, anunciou que vai fazer chegar material hospitalar, livros e roupa à Guiné-Bissau até ao final do mês.
"Estamos a carregar material hospitalar sobretudo para equipar um bloco operatório no Hospital de Mansoa, livros e computadores para a biblioteca que inaugurámos em Pitche", disse à agência Lusa Natália Rocha, presidente da Viver 100 Fronteiras, a partir do armazém da ONG em Santo Isidoro, Mafra, onde os dois contentores com 16 toneladas de material estão a ser carregados.
Nos contentores seguem também mesas e cadeiras e mochilas com livros, roupa e material escolar doados pela comunidade escolar do Externato de Nossa Senhora do Carmo, na Lousada, e também roupa, mas desta vez nenhum artigo é das marcas Salsa ou Tiffosi, já que a roupa se encontra apreendida pela GNR.
Segundo a dirigente, a ajuda humanitária vai embarcar nos próximos dias em Lisboa e no Porto e deverá chegar à Guiné-Bissau até ao final deste mês.
Apesar das dificuldades alfandegárias em Bissau, Natália Rocha afirmou que a ONG nunca acabou com a ajuda humanitária à Guiné-Bissau e o último contentor foi entregue em Julho.

A Viver Sem Fronteiras é suspeita dos crimes de burla e fraude fiscal por alegadamente desviar de fins humanitários para a Guiné-Bissau roupa com defeito doada pela empresa representante das marcas Salsa e Tiffosi a troco de benefícios fiscais.
Uma apreensão realizada a 22 de Setembro pela GNR no seu armazém em Santa Maria da Feira resultou na apreensão de 96 mil peças de roupa daquelas marcas, avaliadas em 4,2 milhões de euros, que a GNR acredita que teriam como destino a comercialização e não a ajuda a pessoas carenciadas na Guiné-Bissau.
Reiterando que nunca vendeu vestuário em feiras e que o material apreendido teria fins humanitários, a presidente da ONG adiantou que a roupa apreendida iria integrar a ajuda a humanitária que, dentro de dias, deverá seguir para a Guiné-Bissau e espera que, concluída a investigação, os artigos sejam devolvidos para esse efeito.

No âmbito da mesma investigação, a 04 de Setembro a GNR realizou buscas no concelho de Mafra numa garagem de uma moradia particular, onde apreendeu 2.700 peças de vestuário daquelas marcas, e numa loja solidária da Fundação João XXIII/Casa do Oeste, com sede na Lourinhã.
A proprietária da habitação e alegada voluntária, bem como o presidente da instituição, o padre Joaquim Batalha, foram constituídos arguidos por estarem indiciados de burla e fraude fiscal.

A Fundação, que há 28 anos leva missões de solidariedade à Guiné-Bissau, estaria alegadamente a usar um esquema idêntico ao da ONG.
A 08 de Setembro, em comunicado, confirmava as buscas, admitia "incorreções de procedimento e, eventualmente, de legalidade" em algumas ações de solidariedade realizadas, mas esclarecia que os bens existentes nas suas instalações não foram apreendidos e que a mulher constituída arguida não é sua voluntária.
Rispito,com/Lusa, 06-10-2017

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público