sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Aberto centro de formação agrícola na cidade de Bula

Um centro agrícola para a formação de jovens agricultores e para o fomento da produção foi inaugurado quinta-feira na cidade, na cidade de Buba, no sul da Guiné-Bissau, noticia a Lusa.
A instituição escolar foi construída pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento, no âmbito do programa 
O mesmo é orçado em 4,5 milhões de euros, sendo o Eixo 3 financiado pela União Europeia e pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, enquanto a sua administração a cargo desta última instituição (Camões) em parceria com a Caritas da Guiné-Bissau, até 2019.
Trata-se do primeiro curso técnico-profissional agrícola, que permite ter esperança de que seja possível aproveitar melhor o potencial de desenvolvimento da agricultura, um sector responsável por mais de 65% do emprego, mas que ainda trabalha menos de 15% da superfície cultivável do país.
O primeiro curso do CEFA já começou com 66 alunos oriundos de vários locais do país, que para além da formação especializada em agricultura, vão ter uma equivalência do 12.º ano.
Segundo o embaixador de Portugal na Guiné-Bissau António Alves, a escola será um exemplo de colaboração entre a sociedade civil e o Estado na solução de problemas.
Para o diplomata, vai ser também uma "experiência de colaboração entre a escola e a comunidade", proporcionando o ensino e serviços adaptados às necessidades dos agricultores e às possibilidades das famílias.
A Caritas recebe a responsabilidade de gerir o CEFA, mas será apoiada com meios de produção pelo Governo Regional e com supervisão do ministério da Educação, que certifica a escola.
Rispito.com/Lusa, 24-11-2017


Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público