quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Comunidade internacional pede garantia de protestos pacíficos em Bissau

Image result for p5 em bissauAs cinco organizações internacionais envolvidas no processo de consolidação da paz na Guiné-Bissau exortaram esta quarta-feira o Governo e os partidos políticos do país a garantirem que os protestos previstos para quinta e sexta-feira são pacíficos
As cinco organizações internacionais são a União Africana, União Europeia, Nações Unidas, Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental e são denominadas de P5.
O Colectivo dos Partidos Políticos Democráticos tem previsto organizar mais dois protestos pacíficos contra o Presidente guineense, José Mário Vaz, e a exigir o cumprimento do Acordo de Conakry, bem como a demissão do primeiro-ministro, Umaro Sissoco Embaló, na quinta e na sexta-feira.
"O P5 encoraja o Ministério do Interior a providenciar a necessária segurança ao colectivo dos dezoito partidos políticos para exercer o seu direito constitucional de se manifestar pacificamente”, enfatiza.
A comunidade internacional (P5) encoraja o Colectivo a seguir os procedimentos legais e administrativos adequados para a organização de marchas pacíficas", refere, em comunicado, o grupo.
No comunicado, as cinco organizações internacionais exortam também o Ministério do Interior e o colectivo dos partidos a respeitarem "escrupulosamente" o acordo alcançado no passado 17 de Novembro e que permitiu que a marcha realizada naquele dia "se realizasse de forma pacífica".
"O P5 reitera que as autoridades nacionais e os actores políticos e sociais têm uma responsabilidade compartilhada pelo avanço da democracia, dos direitos humanos e da manutenção da paz social", acrescenta no comunicado.

Rispito.com/Lusa, 29-11-2017

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público