sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Persistem divergências entre os políticos em Bissau

Depois da Cimeira de CEDEAO, o presidente da republica apareceu com um documento intitulado Reteiro, que segundo o chefe da nação o seu conteúdo é para acabar com a crise no país.
Para a tentativa da sua implementação, o presidente da republica voltou a chamar os partidos com assento parlamentar no sentido obter perecer por parte dos mesmos. Por conseguinte, os partidos embora aceitaram comparecer no encontro, excepto PRS, todos  negaram o referido roteiro.

PAIGC, Domingos Simões Pereira disse que ouviu a retórica de apresentação mas que não tem nada a ver nem enquadramento com o que se trata no acordo de Conacri, portanto para o partido o seu engajamento é com o acordo uma vez que nesse já vem um roteiro, de formas que não faz sentido ter um roteiro dentro de um outro roteiro.
Dessa forma, para PAIGC esse roteiro é inexistente pelo que não é respeitável.

PND, Iaia Djaló disse que o acordo de Conacri é já um roteiro,  portanto a única saída é só cumprir o acordo e nada mais. "O Acordo de Conacri não passa de um roteiro. O acordo de Bissau é um princípio que levou os políticos a Conacri, daí elaborou-se um acordo. Este documento reflete exatamente um roteiro. Isso que o Presidente nos propõe, não concordamos".

PCD, Vicente Fernandes disse que a proposta de José Mário Vaz não passa de um dito por não dito a volta de mais uma brincadeira habituada para com esse povo. O PR vive gozando com esse povo baseado na sua preocupação única de cumprir com o seu programa pessoal. Uma tentativa para corresponder com o seu programa político tendente a manter o país tal como está. Estamos pouco otimistas quanto ao cumprimento do Acordo de Conacri que é a única saída para a crise na Guiné-Bissau". 

UM, Agnelo Regala aponta o cumprimento de Conacri é so e somente a única saida para esse crise criado por próprio José Mário Vaz.

Enquanto isso, Inácio Correia, Vice-Presidente da ANP fala na impossibilidade de Assembleia Nacional Popular abrir qualquer sessão parlamentar para discutir nenhum documento referente a um governo ilegal e inconstitucional. "Pedimos ao Presidente da República que cumpra o acordo de Conacri, que passa necessariamente pela exoneração do primeiro-ministro e a nomeação do novo, porque Assembleia não pode caucionar um Governo inconstitucional".

Jorge Gomes, na representação a sociedade civil, também disse que José Mário Vaz deve aceitar cumprir na integra com o acordo de Conacri com vista a minimizar o sofrimento do povo.
 "Achamos que o Presidente da República deve comprir na íntegra o Acordo de Conacri, porque foi rubricado pelos partidos políticos e o Parlamento. Portanto, este novo roteiro, vai dilatar os prazos, numa altura em que a polução já está cansada e o país precisa sair da situação em que se encontra". 

Como era de esperar, Certorio Biote de PRS e Braima Camará, o coordenador dos "15" são os únicos que se congratularam com o Roteiro do chefe de Estado.
Lembra-se, na quarta-feira (20.12.), o Presidente guineense reuniu-se com o mesmo propósito com os partidos sem representação no Parlamento, as confissões religiosas e os líderes tradicionais.
Rispito.com, 21-12-2017



6 comentários:

  1. A GUINE-BISSAU NAO DISPÕE DE POLITICOS QUE DESEJAM UMA GUINE DESENVOLVIDA MAS SIM LUTAM PELOS SEUS BEM ESTAR PESSOAIS E NAO PARA OS POVOS GUINEENSE, NUNCA SAO EM DEFESA DA GUINE-BISSAU

    O ACORDO DE CONACKRI ESTA MUITO BEM CLARO, O PRIMEIRO MINISTRO A NOMEAR DEVE SER DE CONCENSO DOS PARTIDOS POLITICOS COM ASSENTOS PARLAMENTARES OU SEJA OU ASSINANTES DO REFERIDOS ACORDO, O ACORDO ESTA ABERTO PARA OS PARTIDOS, SABENDO QUE O JOMAV NÃO É ASSINANTE DO ACORDO.
    O ACORDO DISSE QUE O PRIMEIRO MINISTRO A NOMEAR QUE É DE CONCENSO DOS PARTIDOS POLITICOS DEVE SER PESSOA DE CONFIANÇA DO PRESIDENTE DA REPUBLICA DA GUINE BISSAU, AQUI O ACORDO ESTA FEIXADO.
    A PESSOA DE CONCENSO DOS PARTIDOS POLITICOS NÃO SENDO DE CONFIANÇA DO PRESIDENTE DA REPUBLICA, ESTE NÃO É OBRIGARIO A NOMEAR ESSA PESSOA DE CONCENSO DOS PARTIDOS.

    O PRESIDENTE AQUI NOMEOU A PESSOA DA SUA CONFIANÇA COMO PRIMEIRO MINISTRO DE ACORDO COM O ACORDO DE CONAKRI.

    AGORA O QUÊ DA REINTEGRAÇÃO DOS EXPULSOS ILEGALEMENTE NO PAIGC? O QUÊ DA ABERTURA DA ANP?

    TODO ESTE BLOQUEOU O ACORDO UMA VEZ QUE ESTES PONTOS FICARAM PENDENTES, ENQUANTO QUE O PRESIDENTE JA CUMPRIU COM O QUE LHE FOI ATRIBUIDO NO ACORDO DE CONAKRI.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. YOU ARE'JUST ON THE BAD FOOTING?'NEED BETTER UNDERSTANDING OF THE'TEXT.

      Eliminar
  2. MAS VEMOS CADA UM!!! ONDE SAÍSTE ONG AIRHOMAR? ÉS TÃO BURRO QUE NEM O JOMAV; VÁ LÁ APRENDER A LER ANTES DE ESCREVER MERDA E MAIS MERDA.
    PATETA ANALFABETO E BANDIDOS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LESS'INSULTING.'YOU'D'BETTER TEACH'PEOPLE TO UNDERSTAND

      Eliminar
    2. Sr. Ricardo Mendes,em vez de insultar,queira nos dar o vosso parecida?
      Como é tāo inteligente ,acho que os 15 aceitariam um escolhido pelo PAIGC ? Acha que o Programa do Governo passaria na ANP se o PRS e os 15 votarem contra? O que seria se à pessoa escolhido nāo merecer à confiança do PR? Foi o PR ou il PAIGC que escolheu o Nhu Olivais como possivel PM? Pense bem!
      O PR escolheu alguém capaz de lhe garantir à maioria na ANP. Som com a abertura da ANP e a votaçao do Programa do Governo é que sabemos de o Cissokho é essa pessoa do CONSENSO ou nāo.
      Desculpe à minha''dutorissa'' mas é a minha opiniāo. Uma opiniāo baseada n'a realidade e nāo nas razôes do coraçao.Mantenha Di ermondade.

      Eliminar
    3. Queria dizer: queira nos dar o vosso parecer.
      ...acha que... pessoa escolhida... ...o PAIGC...só com...é que saberemos...de o Cissokho...

      Eliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público