quarta-feira, 16 de maio de 2018

Antigo PM Sissoco Embaló admite candidatar-se à presidência

O antigo primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, admite candidatar-se à presidência do país, nas eleições de 2019, por acreditar ter "melhor capacidade de que muitos" que já desempenharam o cargo.

Em declarações aos jornalistas, à chegada à Bissau, após uma ausência de três meses no estrangeiro, Umaro Embaló, de 46 anos, afirmou que por ser cidadão guineense pode ser candidato à presidência sem qualquer problema.

"Tenho condições de ser presidente da República melhor do que muitos que já desempenharam o cargo e outros candidatos que poderão aparecer", disse Embaló, que espera que as eleições legislativas, marcadas pelo actual chefe de Estado, José Mário Vaz, tenham lugar a 18 de Novembro, como está fixado.

Umaro Embaló sublinhou que o mais importante, neste momento, é que as eleições legislativas possam decorrer na data prevista e que "a teimosia de ninguém" não coloque em causa a realização do pleito.

Sobre a situação actual do país, o antigo primeiro-ministro, que dirigiu a Guiné-Bissau entre Novembro de 2016 a Janeiro de 2018, lamentou que "esteja a ser administrada pela CEDEAO" o que, disse, desvirtualiza a luta armada pela independência.

"Hoje são cinco ou dez pessoas da CEEDEAO que gerem a Guiné-Bissau por correspondência", notou Sissoco Embaló, para reforçar "não ser digno" que um país seja administrado por uma organização sub-regional.
Rispito.com/Angop, 16-05-2018

2 comentários:

  1. Veio por este assim para dizer um pouco sobre o que foi publicado no vosso blog referente ao General Sissoko,
    Digo simplesmente que o Sabio guineense voltou a sua terra depois de 3 meses no estrangeiro, caracterizo este homem de SABIO DOS SABIOS, ja pronunciou todo a verdade, razão pelo qual, senti uma alegria no meu fundo de coração ao ler a publicação feita, um homem como este não é pessoa a brincar com ele, ha sabios que não se manifestam, mas, alguém tem que fazer a sua analise para assim o descobrir, se não, ficara a nadar sem saber onde que sai e onde que eu vou. Deus sempre dá para quem Ele hacha de confiança e de capacidade, este Sabio Guneense é descobrido por poucas personalidades, mas no estrangeiro, todo ja està, menos na Guine Bissau. Nã tenho maneiro de o encontrar mas, Doka, penso que esta minha mensagem deveria ser objecto do seu conhecimento, sempre lhe enviei messagem no seu faceebook, lhe elogiando e sempre com admiração, cheguei a conclusão que este é o Sabio Guineense escondido, o sabio que muitas pessoas nao conseguem e nem consiguiram descobrir por ignorancia, inveja" NDJUTI PECADUR, NTA ES KE PUDI SEDU ASSIM" Os guineenses devem para com tipos de exclamações, ouvir por de fora, mas sim, devemos elogiar a quem Deus Deu para que este esteja a nossa frente podendo assim nos ajudar e para que a massa aproveitam apreender nele.
    Sabio Sissoko, cala, sei que a vossa força e dimanções vai alem fronteira do nosso Pais, mas, SABIO SISSOKO, continu a fazer o que o Senhor Deus vos Deu, voces veio para realçar a Guine para que o pais possa seguir rumo ao desenvolvimento, Faça, realiza os vossos sonhos para o bem do vosso Pais, da população guineense, do bom nome da Guine no exterior. Um SABIO nunca escuta Falas inocentes, mas sim, executa os seus poderes demonstrando o que Ele é.

    QUE O SENHOR DEUS VOS ABENÇOA JUNTA DA GUINE-BISSAU PARA O BEM COMUM.......AMEM

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público