quarta-feira, 20 de junho de 2018

PGR da Guiné Bissau quer prender DSP à revelia do Parlamento 

O Parlamento guineense, através do seu líder, Cipriano Cassamá, queixou-se do Procurador-Geral da República, Bacari Biai, junto do Supremo Tribunal de Justiça, por considerar que ele violou o segredo de justiça, proferiu calúnias e difamação contra o ex-primeiro-ministro, e líder do PAIGC, Domingos Simões Pereira.

Assim sendo, o Parlamento quer que o Supremo Tribunal castigue o Procurador-Geral da República que acusa de crimes de violação de segredo de justiça, coação e violação de competências. Em causa está o que para o Parlamento é "uma perseguição contra o deputado Domingos Simões Pereira."

É que a Procuradoria quer ouvir Simões Pereira, na qualidade de suspeito de alegados crimes de má gestão de fundos públicos quando liderou o governo entre 2014 e 2015.
A Procuradoria pediu que o Parlamento levantasse a imunidade parlamentar a Domingos Simões Pereira, que é deputado, mas a Comissão permanente negou tal pedido.

O Procurador-Geral, Bacari Biai, não satisfeito com a recusa, anunciou num programa de rádio que será da responsabilidade do Parlamento a decisão que vai ser tomada pela Procuradoria-Geral da República sobre o suspeito Domingos Simões Pereira, que tem estado há mais de um mês fora do país. Pelo que  na Guiné-Bissau fala-se na possibilidade de Simões Pereira ser detido, à força, no momento em que chegar ao país.
Um grupo de cinco advogados guineenses, patrocinou esta queixa-crime do Parlamento contra o Procurador-Geral, esperando que o Supremo Tribunal de Justiça atue contra Bacari Biai por alegado crime de coação contra um deputado da Nação que desempenhou as funções de primeiro-ministro e que é ainda líder partidário.
O Parlamento quer ainda ver Bacari Biai responsabilizado por crime de violação de funções.
Rispito.com/RFI, 20-06-2018

3 comentários:

  1. O DSP é o meu presidente. Mas qualquer cidadão deve responder pelos seus crimes não importa quem quer que seja só assim poderemos crescer e ser forte como uma nação e conter os corruptos.
    Na minha opinião se o DSP achar que não geriu mal os recursos públicos quando era primeiro ministro então que apresente a justiça e pare de esconder atrás da imunidade parlamentar.
    O senhor Casamá está levantando a voz! Quém sabe que ele irá ser preso se o DSP for?

    ResponderEliminar
  2. Tudo é pura mentira senhores, JOMAV tem medo, todos nos sabemos que DSP, nao roubou nem desviou sequer um tistao do povo guineense, ele será o vencidor da proxima eleisso, nessa base ki JOMAV quer e esta a orientar o procurador para lhe prender
    O melhor e maior ladram do povo é JOMAV e seus capangas...

    ResponderEliminar
  3. Acho que o DSP pode ser ouvido na A N P como suspeito e se eventualmente for provado que cometeu crime pede-se a retirada da imunidade para enfrentar a justica Nao fica bem essas trocas de mimo entre duas instituicoes tao importantes do pais E bom que as pessoas pensem na imagem do pais e pautem pelo respeito pelas leis do pais Basta matchondade No respeita um utro pa dixa bom exemplo pa mas nobos Jorge Gomes ex presidente de Movimento de Sociedade Civil esta e a minha opiniao pessoal

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público