domingo, 15 de julho de 2018

CEDEAO inaugura em Bissau centro de alerta precoce de conflitos e problemas

A Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO) inaugurou hoje, em
Bissau, um centro de alerta precoce de conflitos e problemas, numa cerimónia presidida pelo chefe de Estado guineense, José Mário Vaz.
No seu discurso, José Mário Vaz disse que a inauguração do centro é o reforço do empenhamento da comunidade da África Ocidental na luta contra os males que afetam o continente e o mundo em geral.
"O conceito de alerta precoce, que também se associa à segurança de proximidade, requer a participação de governos e sociedade civil", para fazer face à "complexidade de desafios", nomeadamente o terrorismo, o crime organizado e problemas transnacionais, observou o líder guineense.
José Mário Vaz enalteceu a importância da cooperação e a partilha de informações perante aqueles desafios.
No caso específico da Guiné-Bissau, o Presidente guineense sublinhou o facto de, durante os quatro anos da sua liderança, não ter havido "um único tiro nos quartéis, nem a morte de ninguém por questões políticas", frisou.
José Mário Vaz disse ter sido dado hoje um passo na proteção da "maior riqueza da Guiné-Bissau, a sua população".
Foto de Braima Darame.Jean Kassi-Brou, presidente da comissão da CEDEAO, afirmou que o centro, o quinto a ser inaugurado nos 15 países da organização, vai permitir antecipar desafios em termos de segurança e desta forma ajudar na elaboração de estratégias.
"A recorrência e a gravidade de atentados terroristas, de extremismos violentos requerem estratégias coordenadas entre Estados membros da região", observou Kassi Brou, ao justificar a importância do centro.
O dirigente observou que a CEDEAO conta com o centro de alerta precoce para prevenir problemas decorrentes de eleições, epidemias de saúde, como a crise do Ébola de 2014 ou ainda conflitos entre agricultores e criadores do gado.
Até 2020, a CEDEAO conta ter aberto o centro de alerta precoce em todos os 15 países que compõem a comunidade.
Os cinco centros já inaugurados em outros tantos países (Guiné-Bissau, Burkina-Faso, Costa do Marfim, Mali e Libéria) da comunidade contam com apoios técnico e operativo do Departamento de Estado norte-americano.
Rispito.com/Lusa, 15-07-2018

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público