quinta-feira, 2 de agosto de 2018

ANP aprova lei que fixa 36% de mulheres nas listas para cargos públicos

Foto de Braima Darame.O parlamento guineense aprovou hoje uma lei que fixa uma quota mínima de 36% de mulheres nas listas de candidaturas para cargos eletivos, mas dirigentes associativas consideram a medida de pouca, perante a sua pretensão de pelo menos 40%.

Em declarações à Lusa, Nelvina Barreto, ativista social e líder da Miguilan (associação Mulheres da Guiné-Bissau Bô Lanta, mulheres levantai-vos) e Aissatu Indjai, vice-presidente da Plataforma Política das Mulheres (PPM), consideram a medida "um começo de uma longa caminhada, mas pouca".
A PPM, subscritora do anteprojeto de lei entregue ao parlamento guineense, na semana passada, queria uma quota de, pelo menos 40%, mas após cinco dias de debates, os deputados decidiram conceder 36% de lugares às mulheres nas listas de candidatos à cargos eletivos públicos.
Foto de Braima Darame."Não é motivo de grande satisfação, porque nós queremos mesmo 40%, mas os deputados, depois de tantas viravoltas, de tantas negociações, chegaram a um consenso de que vão dar 36%. Não era o que queiramos, mas dá para iniciar. É um bom começo", observou Aissatu Indjai.

A dirigente da PPM aponta para a situação do atual parlamento, no qual "é quase nula a presença feminina", mas reconhece "alguma vitória", na medida em que a partir de agora "passa a ser obrigatório incluir as mulheres nas listas de candidatos a deputados" e a levá-las em conta na formação do Governo.

"Em relação ao Governo, não está plasmado na lei que devem ser 36%, mas ficou recomendado que se deve ter em conta esse número", notou Indjai.
Foto de Braima Darame.A líder da Miguilan, Nelvina Barreto, considera também "de um começo de caminhada", a fixação da quota em 36%, mas rejeitou "todo o argumentário dos machos do atual parlamento", quando alegam que "será preciso conceder tempo para que amadureça a ideia" de dar espaço às mulheres na vida política do país.

Barreto entende que "é chegada hora de se acabar com a visão patriarcal" da sociedade e entender que "existem mulheres tão ou melhores habilitadas" que homens para exercer a atividade política, frisou.
A dirigente da Miguilan vê "um certo paralelismo" na justificação dos deputados para não conceder os 40% exigidos pelas mulheres, com a "celebre ideia de Marcelo Caetano e Salazar" quando aqueles alegavam que "era melhor ir gradualmente", conceder uma autonomia, ao invés da independência como queriam os nacionalistas das então colónias.

"A ideia de Caetano e Salazar era de que as antigas colónias não estavam suficientemente preparadas para se governarem. Os nossos deputados machos, também nós estão a dizer que as mulheres ainda não estão preparadas para exercer cargos políticos", ironizou Nelvina Barreto.
Rispito.com/Lusa, 02-08-2017

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público