segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

MENSAGEM DE ANO 2018/2019
Hoje estou na rua e exposto ao mundo perante o nascer deste sol ardente que nos ameaça produzir muito calor no enfrentar dos desafios deste novo ano.
Estou perante o testemunhar desta natureza imutável, para mais um desabafo sem desespero. Nesta natureza de lei fixa e constante, mas  preenchida de pessoas humanas cheias de ilusão e de ambições.
Estou perante este nascer de sol a pensar na complexidade desse mundo... amadurecido consciente da sua imprevisibilidade e rendido perante a incapacidade humana de descortinar todos os segredos da natureza.
Mas também aqui estou para falar consigo, meu irmão, na mais uma mensagem do ano sem insulto, mas de forma correcto e respeitoso lançar a minha voz para o meu povo, em defesa da nossa pertença comum, "Guiné-Bissau".

Queridos irmãos e caros concidadãos
Terminamos mais um ano com vida e prontos para lutar contra os desafios desse novo ano a começar. E sempre que é assim, antes de tudo, devemos agradecer ao nosso criador por tudo que nos aconteceu mas que felizmente conseguimos enfrentar e superar ainda vivos e com saúde.

Chegamos mais um fim de ano com muitas incertezas... Incertezas essas que deram sobressaltos para  mais um novo ano passando caraterizar a nossa vida com esperança adiada. A mesma rotina que fomos habituados ultimamente, devido a falta de entendimento da nossa classe politica, o que reflecte em crises cíclicas e constantes.

Estamos outra vez, perante um ano novo sem vermos resolvido a nossa preocupante e continua fadiga da instabilidade que data de longe, criada num sistema de sucessões de desentendimento. E perante uma notável incapacidade do nosso presidente da republica na contenção das ondas do desentendimento nem de garantir o normal funcionamento das instituições.

Estamos na mais uma viragem com um presente sem cabeça e um futuro politico imprevisível. Num país onde a humildade e o sofrimento de povo sempre foi e continua sendo retribuído de forma ingrata e impiedosa.  Com as maliciosas e vivências da instabilidade, onde os protagonistas vão buscar razões no conflito geracional, lançando culpas uns aos outros, mas ninguém consegue ganhar o heroísmo de o solucionar.

Estamos a iniciar mais um ano a viver com receio, com medo e muito tímidos... num estado onde os partidos também servem como espaços de refúgio para as pessoas envolvidas em crimes, com ditos empresários em fuga ao fisco, numa mistura de pessoas descontentes e dissidentes... ou então dos que simplesmente são obstaculizadores de quem governa para tirar proveito de seu beneficio pessoal...

... Infelizmente, quem conhece o processo politico da Guiné-Bissau, com um superfície territorial pequeno e numero de população reduzido., comparando com o numero elevado de partidos ainda em continua criação.
Para depois ver as atuações desses partidos, a deterioração continua do país, as condições miseráveis do povo, a falta de politicas publicas e a continua falta de perspectivas ideais para melhorar o estado passado e actual... Com uma sociedade completamente partidarizada e dividida, onde ninguém confia em ninguém

Tudo isso nos  obriga a confessar com muita magoa  de que, "partido politico no seu verdadeiro sentido de palavra não existe na Guiné-Bissau, e ao contrario disso, o que existe são varias organizações dedicadas em tácitas de enganar o povo, para dar vida fácil a certa camada de militância (liderança e derivados) e que estão a sobreviver a volta de umas siglas em nome de partido.

Porque na verdade, um dirigente politico se deve qualificar numa pessoa exemplar ou de uma figura que orgulha o seu povo; mas infelizmente, os que temos, não só nos envergonham como também nos tiram a voz quando o país é só referenciado em distinções desagradáveis;

É verdade que um cidadão titular de  órgão de soberania merece um elevado prestigio, mas os nossos embora de pouco ou nada se preocupam em fazer para a firmeza dessa distinção, ainda nos levam em desespero e nos provocam espíritos de revolta.

Caros compatriotas e estimados irmãos guineenses 

De tudo o que já vivemos no passado e do que ainda a viver no presente, a leitura que podemos fazer é que o futuro vamos enfrentar não deverá ser risonha.
Mas seja como for, nunca devemos render ao desespero e a desistência mesmo estando perante coisas que parecem impossíveis. Porque mesmo as coisas que nos parecem impossíveis, ainda podem ser conseguidas através de uma teimosia pacífica.

Assim sendo, a semelhança de todos os anos, o  grande presente que temos neste momento é de mais um novo ano, onde a tradição é de renovar as esperanças e de desejar bênção de Deus a cada um de nós a base de tudo, estabilidade politica e governativa.

Queridos irmãos e caros compatriotas

É mais um momento de festa, de alegria e de felicidade, que requer a calma necessária para que possamos todos reflectir bem, de julgarmos a nós mesmos, onde cada um de nós em privado consiga fazer um balanço de todo o percurso falhado e do que queremos dessa vida. Sem esquecermos de lutar connosco mesmos contra o ódio, egoísmo e a ganância, que normalmente nos leva ao isolamento cruel e ao desespero.

Termino pedir a todos os cidadãos da guineenses... que sejamos unânimes no espírito para entendimento; que sejamos unânimes na implementação do nosso projeto comum "Guiné-Bissau"; de nunca desistirmos de lutar pelo que que queremos e do que sonhamos... A paz, a tranquilidade e desenvolvimento da Guiné-Bissau, sempre com esperanças de que um dia vamos vencer esse mal estar agravado motivado pelo desentendimento entre irmãos da mesma casa

Lembremos sempre que a vida é feita de percalços e desilusões, o que não significa que tenhamos de desistir após cada derrota... mas sim, devemos saber procurar dentro de cada ponto negativo que a vida nos impõe, o lado positivo deste mesmo ponto.

Daí que devamos aproveitar bem o nosso tempo presente a cada minuto da melhor maneira possível e de forma digna de vivermos com capacidade, de fazer escolhas sensatas, inteligentes, com cautela e equilíbrio... Mediante argumentações e atitudes racionais.

Bem haja e um bom ano para todos.
Samba Bari

1 comentário:

  1. Muito obrigado irmão à menssagem me toca muito força coragem e determinaçã

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público