sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Conselho de Segurança da ONU preocupado com preparativos de eleições na Guiné-Bissau

Image result for onuO Conselho de Segurança da ONU manifestou preocupação com os preparativos das eleições legislativas na Guiné-Bissau, marcadas para 10 de março, e avisou que devem acontecer antes das presidenciais, previstas também para 2019.
Num comunicado à imprensa, divulgado na quinta-feira ao final do dia, os 15 membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas salientam que realizar eleições "genuinamente livres e justas" é "vital para preservar os ganhos" para a estabilidade do país.
"As eleições legislativas são um passo fundamental para as reformas nacionais serem retomadas e devem ocorrer antes das eleições presidenciais, previstas para 2019", sublinham.
O Conselho de Segurança destacou também o papel da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) no apoio à estabilização da Guiné-Bissau e elogiou a organização por estar determinada a responsabilizar quem criar obstáculos ao processo eleitoral.
As Forças Armadas da Guiné-Bissau voltaram a ser elogiadas pelo Conselho de Segurança da ONU por continuarem a não interferir na política.
Os membros recomendam também que a força de interposição Ecomib, da CEDEAO, permaneça no país até ao final do ciclo eleitoral para manter a estabilidade.
O comunicado do Conselho de Segurança foi emitido depois de ter estado reunido a 21 de dezembro para debater o relatório especial do secretário-geral da ONU sobre a avaliação ao Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS), que recomenda o fim daquela missão em 2020.
A próxima resolução do Conselho de Segurança sobre a UNIOGBIS vai ocorrer em fevereiro de 2019.
A Guiné-Bissau vive uma crise política desde a demissão, por José Mário Vaz, do Governo liderado pelo primeiro-ministro Domingos Simões Pereira, do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC, vencedor das legislativas de 2014), em agosto de 2015.
Em abril, os vários atores políticos chegaram a um consenso e o Presidente guineense nomeou Aristides Gomes primeiro-ministro com o objetivo de organizar eleições legislativas a 18 de novembro.
A data das legislativas teve de ser adiada para 10 de março de 2019, devido a dificuldades financeiras e técnicas, que atrasaram o início do recenseamento eleitoral.
Rispito.com/RTP Noticias, 28-12-2018

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público